Se você está começando ou já atua na área de TI, sabe da importância de ganhar confiança nas suas habilidades e conhecimentos. Essa confiança é importante na sua carreira por diversos motivos, como por exemplo, ter confiança para aplicar para uma vaga e até para superar desafios diários. Esse é um processo que envolve tanto o desenvolvimento técnico quanto o pessoal, e te ajudará a impulsionar sua carreira.
Por isso, veremos nesse artigo algumas estratégias que você pode aplicar, onde você certamente ficará mais confiante para alcançar os seus objetivos profissionais.
Aprenda a Aprender
Você já deve ter visto em algum lugar o quão importante é você ser autodidata quando o assunto é aprender. Desenvolver habilidades de aprendizado ativo é muito importante e te traz independência, principalmente nessa área onde as mudanças são constantes e os desafios diários. Por isso, saiba como buscar informações, saiba ler documentação técnica, assistir a tutoriais, dentre outros - e principalmente aplicar o que aprendeu.
Aceite desafios
Seja uma oportunidade em uma nova empresa, uma promoção de um novo cargo ou até mesmo uma tarefa que você nunca fez antes: não tenha medo de assumir tarefas desafiadoras. Muitas vezes, sair da zona de conforto te ajuda a crescer e quanto mais desafios você aceitar e superar, mais confiante você se tornará – e isso só vem com a experiência.
Peça feedback
Pedir feedback é importante para o nosso crescimento pessoal e profissional. Por isso, não hesite em pedir feedback de seus colegas de trabalho, professores, entre outras pessoas que você ache importante. Isso pode te fornecer visões valiosas sobre as áreas que você pode melhorar, quais você está indo bem, quais precisam ser desenvolvidas, etc. E não se esqueça de ser aberto e receptivo, tanto para os elogios sabendo aceitá-los e reconhecê-los quanto também para as críticas construtivas, lembrando que tudo isso é uma forma de você melhorar.
Construa uma rede profissional
O ambiente que você está inserido pode te ajudar muito a pensar em como andam suas relações pensando na sua área profissional. Estar perto de outros profissionais te traz muitos benefícios e um deles é te conectar com pessoas que podem te fornecer orientação e claro, muitas oportunidades de aprendizado. Algumas opções são participar de eventos, conferências, workshops e vários outros onde você pode se conectar pessoalmente (ou até mesmo online) com outros profissionais. Não se esqueça que as redes sociais também podem te ajudar a se relacionar com outros profissionais.
Ensine e compartilhe conhecimento
Ensinar o que você sabe a outras pessoas é uma ótima forma de adquirir confiança, tanto na parte de habilidades quanto na parte de conhecimento. Essa é uma maneira eficaz que te ajuda a fortalecer seu próprio entendimento de um assunto e a construir/aprimorar suas habilidades em comunicação, por exemplo. Por isso, ajude outras pessoas explicando conceitos, ajudando em algum projeto, ensinando algo que você sabe. Também vale escrever para blogs e até mesmo dar palestras.
Crie projetos para problemas reais
Muitos iniciantes, por criarem projetos fictícios ficam com um pé atrás quando pensam em aplicar para vagas, porque quando o projeto é fictício você tem uma certa limitação, como não ter uma experiência “real”, não conseguir falar sobre os resultados, etc. Mas isso é muito comum para vagas iniciantes e é uma boa estratégia, pois com esses projetos você consegue mostrar na prática o que consegue fazer. Se ainda sim você não se sentir confiante, identifique problemas que podem ser resolvidos com tecnologia e crie soluções, podendo ser algo para alguma ONG, algum amigo, etc.