Na área de tecnologia e como em qualquer profissão, você precisa saber gerir e ser “egoísta” com sua carreira quando preciso. Mas, para isso, é necessário ter uma visão clara de onde se pretende chegar, não deixando somente a empresa, por exemplo, decidir seu futuro profissional. Então, veremos neste artigo alguns passos que podem te ajudar.
Autoavaliação
O primeiro passo é justamente a autoavaliação e claro, feita de forma sincera. Identifique seus interesses, suas habilidades, soft skills, quem são suas inspirações, onde você gostaria de chegar. Por mais que pareça óbvio, muitas pessoas não sabem o que querem fazer da vida profissional e deixam como está. Com um planejamento, por mais simples que seja, você conseguirá traçar metas de forma mais clara, que vão te direcionar na sua vida profissional. Muitas pessoas aproveitam o fim de ano para fazer isso, então já aproveita e coloca na sua lista para os próximos dias.
Invista em sua marca pessoal
Se destacar vai além de habilidades técnicas. Provavelmente você conhece alguns profissionais que só de ouvir o nome você já conhece seus feitos. Aquela pessoa que sempre é chamada para algum projeto, para alguma palestra… A marca pessoal tem se tornado um elemento interessante no quesito de se destacar em um ambiente que é bem competitivo.
Otimize perfis em redes profissionais, compartilhe insights relevantes, contribua com as comunidades. Isso te ajuda a construir uma narrativa positiva em torno da sua marca.
Aproveite também para investir em sua capacidade de comunicação e liderança, que podem te ajudar a ser uma pessoa mais bem articulada, o que é bastante valorizado atualmente.
Saiba defender o seu valor
Não subestime o seu próprio valor. Por isso, seja proativo na defesa de suas contribuições para projetos e conversas com equipes. Isso não apenas destaca seu impacto e sua importância no projeto, mas também contribui para avanços significativos pessoais em sua carreira. Claro que não é só sua opinião e ponto: é importante saber argumentar e ter um embasamento, seja teórico ou até mesmo com dados.
Isso também vale para aquele momento que você percebe que o que está ganhando não está muito de acordo com suas funcionalidades, saiba negociar.
Construa uma rede
Tanto se fala em construir uma rede profissional forte, e não poderíamos deixar de citar isso aqui. Atualmente é muito importante o contato com outros profissionais, seja participando de eventos, se envolvendo e ajudando na comunidade, auxiliando outros profissionais que estão entrando na área… Cultive esses relacionamentos que eles podem te gerar muitos frutos - e você pode gerar frutos para outras pessoas também!
Planejamento financeiro de carreira
Pode parecer estranho, mas a gestão financeira é uma parte importante da gestão de carreira em alguns cenários.
Planeje de forma estratégica suas decisões financeiras, seja em investimentos em cursos, pós-graduação e eventos, como também sobre seu salário. Isso porque às vezes podem aparecer boas oportunidades, mas com um ganho um pouco menor do que o atual. Certas oportunidades te fazem dar um passo para trás, mas a longo prazo, podem te dar um crescimento profissional muito maior, com um aprendizado enorme, o que resultará em um ganho maior lá na frente também.
Sabe quando você ganha um bom salário, mas não vê mais perspectiva de crescer naquela empresa? Ou que você não está mais aprendendo tanto? Nestes cenários, planejamentos de novas rotas precisam ser feitas – se você puder, é claro.
Aproveite o PDI de sua empresa (se tiver)
O PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) é uma forma estratégica para auxiliar no desenvolvimento dos colaboradores de uma empresa, que buscam atingir objetivos a curto, médio e longo prazos.
Se sua empresa oferece, é uma ótima forma de te ajudar a progredir em sua carreira dentro da empresa que você trabalha, seja para atingir cargos mais altos, aumento de salário e até te ajudar a se desenvolver melhor como profissional. É uma boa forma da empresa entender o que você busca para sua carreira e tentar te ajudar a conquistar isso, oferecendo oportunidades de crescimento dentro da própria empresa.