A grande maioria dos computadores desktop utilizam o sistema operacional Windows, enquanto a maioria dos servidores utilizam o sistema operacional Linux. Muitos desenvolvedores ficam em dúvida em qual sistema operacional utilizar para desenvolver, principalmente porque a maioria já utiliza o computador com Windows e não possui muita familiaridade com Linux.
O Windows tem melhorado muito como ambiente de desenvolvimento. A Microsoft tem investido muito em ferramentas para desenvolvedores, uma prova disso é a compra do Github pela Microsoft e o desenvolvimento de utilitários como: WSL1, WSL2, novo terminal, visual studio code e outros.
No caso do desenvolvimento de aplicações PHP o sistema operacional não é uma barreira para novos desenvolvedores, pois o sistema operacional Windows pode ser usado como ambiente de desenvolvimento sem grandes problemas.
Curso Windows - Fundamentos para desenvolvedores
Conhecer o cursoComo instalar o PHP no Windows
O processo de instalação do PHP no Windows é simples, porém antes de instalarmos precisamos escolher a versão e a edição de acordo com nosso sistema operacional e utilização.
Versão
Primeira coisa que precisamos ter em mente é a versão do PHP que vamos utilizar, a versão geralmente é escolhida de acordo com o projeto que vamos rodar:
- Se utiliza um framework como Laravel, Symfony, Slim e outros. Um bom ponto de partida é verificar a versão mínima exibida pela ferramenta, ela pode ser a versão mínima do projeto como um todo;
- Outra opção é verificar no
composer.json
se existe a versão mínima do PHP declarada; - Agora se estiver iniciando o desenvolvimento de uma nova aplicação PHP, o aconselhável é sempre usar a versão estável mais nova da linguagem.
Arquitetura
A escolha da arquitetura é feita de acordo com sistema operacional. No caso do Windows, se clicar com botão direto sobre Meu Computador > Propriedades
é possível saber:
Se nosso sistema operacional for 64 bits podemos usar o PHP x64 ou x86. Se o Windows for 32 bits, devemos obrigatoriamente usar a versão x86.
Local de uso
O modo como vai usar o PHP também deve ser levado em conta na hora da escolha.
- Se for usar o PHP em um servidor web single process, como Apache com
mod_php
deve escolher a versão Thread Safe (TS). - Se usar, IIS, Apache com
mod_fastcgi
, outros servidores web com FastCGI ou scripts direto via linha de comandos deve usar o Non Thread Safe (NTS).
Processo de instalação do PHP
Agora que já sabe como escolher o PHP, basta seguir o vídeo abaixo que ensina passo a passo como instalar o PHP no Windows
Curso PHP - Fundamentos
Conhecer o cursoXdebug
O Xdebug é uma extensão para PHP que nos permite debugar nosso código de maneira simples e completa. No vídeo abaixo é possível acompanhar o processo de instalação e configuração da extensão:
Considerações finais
O Windows cada dia mais se torna um sistema operacional interessante para desenvolvedores. Além da instalação direta como mostrada nesse post, ainda é possível configurar o ambiente PHP com MySQL através do WSL ou utilizar o Laravel Homestead.