O ato de fazer compras online cresceu nos últimos meses. Com isso, os clientes passaram a buscar ainda mais por sites que os fazem ter experiências positivas, que responda seus anseios e que o processo de compra seja fácil e seguro. É justamente nesses pontos que vem a importância do olhar para a experiência do usuário: não basta ter apenas uma boa estratégia de marketing se seu cliente não tem uma boa experiência no seu site. Sendo assim, veremos neste artigo algumas dicas de como melhorar a experiência do usuário no seu e-commerce.
O que é experiência do usuário (UX)?
Você já pensou em como está a experiência do usuário no seu e-commerce? Para pensar em uma resposta, você pode analisar considerando se qualquer pessoa poderia entrar no site, navegar, compreender os conteúdos e efetuar uma compra sem nenhuma limitação ou dificuldade.
A experiência do usuário é basicamente o que uma pessoa sente ao utilizar um sistema, produto ou serviço. O usuário tem que se sentir confortável. No caso do ecommerce, por exemplo, se o usuário precisa pensar muito ao utilizar seu site, provavelmente ele tem sérios problemas de usabilidade. É importante que os usuários saibam o que fazer para ver os produtos, comprar, ir para o carrinho de compras, dentre outras ações.
Por isso, é fácil perceber que a experiência do usuário tem um papel importante para um e-commerce, já que este, basicamente, depende de interações virtuais bem-sucedidas com seus usuários para ter sucesso e vender mais.
Como melhorar a experiência do usuário no seu ecommerce?
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Analise o comportamento dos clientes Quem irá utilizar seu site são seus clientes, portanto, preste atenção neles. Caso tenha muito abandono de carrinho, tente perceber os motivos que levam isso a acontecer. Também tenha um bom mecanismo de pesquisa no site, boa parte dos usuários tendem a ir atrás de algo por ali.
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Tenha um site responsivo Um site que não é responsivo fará com que o cliente tenha dificuldades em interagir com o seu site, o que acaba gerando frustração e, consequentemente, abandono da sua página. Portanto, o seu site deve ser funcional, atrativo e adaptável a qualquer ferramenta que os usuários estejam usando para facilitar a sua visualização.
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Simplifique o checkout / deixe-o seguro Deixe o checkout o mais simples e transparente possível, a poucos passos do cliente finalizar a compra. Além disso, invista na segurança para que seu e-commerce seja seguro. Caso contrário, isso irá afastar muitos clientes que vão ter receio de colocar dados financeiros ali.
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Ofereça ajuda em tempo real Oferecer ajuda em tempo real ou disponibilizar canais de comunicação faz com que o usuário tenha maior confiança em interagir e comprar no seu e-commerce. Tenha cuidado também com o pós venda, é muito importante ter um bom atendimento e suporte, depois que o cliente adquirir. Sendo assim, você pode disponibilizar chats, telefone, e-mail, whatsapp, redes sociais, etc, para atendê-los de uma forma amigável, com eficiência e agilidade.
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Garantia de execução das funcionalidades Tente garantir ao máximo de que tudo está dentro dos conformes. Imagina o usuário encontrar páginas fora do ar, um botão que não funciona ou qualquer outra funcionalidade que o dificulte de finalizar sua compra? Além de passar insegurança para quem está do outro lado, acaba prejudicando muito o desempenho do site. Por isso, você deve estar sempre atento às funcionalidades do seu e-commerce.
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Simplifique o que puder A maioria dos usuários não gosta de perder tempo procurando algo no site, nem de ter que entrar em várias páginas/menus para encontrar o que deseja. Por isso, seu site precisa ser fácil de usar. As informações precisam ser organizadas de uma forma que sejam fáceis de serem encontradas, isso fará com que o usuário tenha uma boa navegação.
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- Exigir o preenchimento de formulários muito longo e de campos que não irão agregar nada;
- Apresentar preços diferentes no carrinho e na página do produto, ainda mais se os mesmos estiverem em promoção;
- Qualquer tipo de erros no carregamento;
- Ausência dos certificados de segurança (lembre-se que seus clientes irão colocar dados financeiros em seu site);
- Meios de pagamento limitados. Diversifique os meios de pagamentos para que possam atender a todos;
- Falta de informações ou conteúdo mal escrito;
- Cupons de desconto que não funcionam.
Investir na experiência do usuário só nos traz vantagens, como a elevação da satisfação dos clientes, aumento das vendas, aumento da credibilidade da marca e até mesmo melhora o ranqueamento do seu e-commerce em sites de busca.