O Google Cloud Platform é o serviço de computação em nuvem (cloud computing) do Google. Ele possui uma quantidade enorme de serviços para as mais diversas áreas:
- Computação
- Armazenamento
- Bigdata
- inteligência artificial
- IoT (internet das coisas)
- StackDriver - ferramenta de monitoramento
- Ferramentas auxiliares da utilização da própria plataforma
- Ferramentas para desenvolvedores
A principal ideia da plataforma é prover ao cliente tudo que ele necessita em questão de serviço de nuvem, por isso possui uma extensa gama de serviços.
Curso Google Cloud - Primeiros Passos
Conhecer o cursoRegiões e Zonas
O Google Cloud Platform (GCP) possui datacenters em diversas partes do planeta. Esses datacenters são chamados de Zonas que são agrupadas por regiões que indicam o local físico que elas ficam.
Atualmente o GCP possui as seguintes regiões:
Na imagem acima, os números indicam a quantidade de zonas em uma região.
No GCP (Google Cloud Platform) existem serviços com diferentes níveis de localização:
- Zona - Serviço ficará localizado em uma única zona
- Região - Serviço ficará localizado nas zonas daquela região
- Multi-Região - Serviço ficará localizado em mais de uma região
Cadastro na plataforma
A criação da conta na plataforma do Google Cloud é feita através de uma conta do Google. Ao cadastrar eles inserem um bônus de $300,00 dólares para testar os produtos da plataforma. Esse valor é válido por um ano e pode ser utilizado em qualquer serviço:
Cadastro Google Cloud Platform
Único detalhe é que durante o processo de criação da conta é necessário preencher os dados de um cartão de crédito válido, para o Google ter certeza que é um cadastro real. A grande vantagem é que eles não descontam do cartão após o término dos créditos ou do tempo, mesmo se houver serviços ativos, somente se fizer o upgrade da conta para paga.
Meios de acesso a plataforma
O Google Cloud Platform conta com 3 principais meios de acesso administrativo aos serviços:
- Google Cloud Console - apesar desse nome lembrar o terminal de linha de comandos, é uma plataforma web que permite gerenciar serviços, faturamento e também as permissões. É o modo de acesso mais utilizado para administração direta devido as facilidades.
- Google Cloud SDK - é um SDK que permite gerenciar os recursos via linha de comandos.
- **Google Cloud ** - é uma API HTTP REST que permite gerenciar os recursos da nuvem. A API utiliza padrões bem definidos para que softwares clientes também possam se conectar nela e realizarem os procedimentos necessários.
Essas interfaces permitem que tantos usuários como sistemas consigam administrar os recursos na GCP (Google Cloud Platform) de forma eficiente.
Curso Google Cloud - App Engine
Conhecer o cursoProjetos
O principal item de organização na plataforma do Google Cloud são os projetos, todos os recursos que for utilizar precisam estar relacionados a um projeto. É a partir do projeto que os valores são cobrados da conta de faturamento.
Ao criar uma conta na plataforma automaticamente um projeto é criado na sua conta. Ao termino do cadastro é direcionado para o Google Cloud Console (a plataforma web de administração). Ao olhar na barra superior veja que o projeto selecionado estará como My Project:
Uma dica importante é sempre que for alterar algo na plataforma verificar o projeto selecionado. No caso do console ele fica visível conforme o acima, mas no caso do SDK ele não mostra diretamente, é necessário verificar via comando.
Menu de serviços
Para finalizar esse primeiro artigo sobre o Google Cloud gostaria de falar um pouco sobre a menu principal do Google Cloud Console. Nele podemos acessar todos os recursos da plataforma, que ficam agrupados por tipo:
Ao passar o mouse temos todos os sub-menus do serviço, podendo acessar diretamente o que desejar:
Continuação
Gostou do Goolge Cloud Platform? Você pode continuar seus estudos em nosso próximo artigo onde enisamos a criar instancias de VMs no Google Cloud Platform, também falamos aqui no blog sobre as caracteristicas que um serviço precisa ter pra ser considerado cloud computing.