É comum que no desenvolvimento de projetos Python, precisemos instalar diversas bibliotecas para diferentes necessidades, como a comunicação com algum banco de dados ou até a utilização de testes unitários. Porém, não é viável que a instalação dessas bibliotecas seja feita de forma manual, já que o processo de cada uma delas podem ser, no mínimo, complicadas.
Para isso, o Python possui uma ferramenta para gerenciamento de pacotes chamado PIP e é ele que vamos aprender neste artigo.
O que é o PIP?
O PIP é um gerenciador de pacotes para projetos Python. É com ele que instalamos, removemos e atualizamos pacotes em nossos projetos. É similar aos conhecidos npm e composer (php), por exemplo.
O PIP possui uma página onde nós conseguimos buscar os pacotes disponíveis para a utilização. Nela podemos pesquisar por um pacote específico ou até uma palavra chave:
Instalando o PIP
Todo o processo de instalação do PIP pode ser visto na sua página oficial e consiste nos seguintes passos:
- Baixar o arquivo get-pip.py e salvar no diretório de sua preferência.
- Executar o arquivo
get-pip.py
utilizando o Python através do terminal ou cmd: python get-pip.py. Vale lembrar que em alguns casos, esse comando deve ser executado em modo administrador. Por isso, se você estiver utilizando o Windows, abra o prompt como modo de administração e se você estiver utilizando o Linux ou macOS, utilize o comando “sudo”.
Uma outra observação é que o PIP já vem instalado quando estamos utilizando o PyCharm como IDE para nossos projetos Python. Sendo assim, caso você já tenha instalado essa ferramenta, este processo não será necessário.
Gerenciando pacotes
Após instalar o PIP em nosso SO, podemos utilizá-lo para diferentes tarefas, como instalar, remover, listar e atualizar pacotes. Veremos agora como realizar cada uma dessas tarefas.
Para a instalação de novos pacotes utilizando o PIP, temos o seguinte comando: pip install nome_do_pacote
Este comando irá baixar o pacote desejado e instalar em nosso SO, como podemos ver na figura abaixo. O nome do pacote pode ser encontrado na página oficial do PIP
Para a listagem dos pacotes instalado, utilizamos o comando pip freeze
:
Para a atualização dos pacotes que estão instalados, utilizamos o comando pip install --upgrade nome-do-pacote
:
Para a remoção dos pacotes que estão instalados, utilizamos o comando pip uninstall nome-do-pacote
:
Concluindo
Com isso, vimos o quão fácil se torna o gerenciamento de pacotes em projetos Python utilizando o PIP. Não precisamos mais baixar um pacote específico e instalar manualmente através de seu arquivo de código fonte. Ao invés disso, utilizamos apenas alguns comandos no terminal e toda a gerencia dos pacotes está feita e funcionando normalmente.
Se você quer conhecer mais sobre Python, acesse nosso guia da linguagem.
Até a próxima!