Todo desenvolvedor utiliza (ou já utilizou) um terminal em sua carreira. É com eles que utilizamos comandos para executar determinada tarefa em um projeto ou aplicação. Dentre diversas opções disponíveis na internet, uma que particularmente gosto muito é o Hyper em conjunto com o OhMyZSH. Neste artigo veremos como instalá-las e o quanto este terminal pode nos auxiliar em nosso dia-a-dia.
Ferramentas utilizadas
O Hyper é uma interface de terminal desenvolvida utilizando o Electron, framework javascript para criação de aplicações desktop, ou seja, toda sua interface é criada utilizando tecnologias web (html, css e javascript). Ele é, basicamente, uma alternativa que substitui a interface do prompt de comandos (no windows) ou o terminal (no linux e macos).
Já o OhMyZSH é um framework open-source mantido pela comunidade para gerenciar a configuração do ZSH, um interpretador de comandos UNIX (shell) que pode ser utilizado como processador de comandos de script, e melhorar o workflow de desenvolvimento.
Curso Linux - Fundamentos para desenvolvedores
Conhecer o cursoSendo assim, essas duas ferramentas, em conjunto, proporcionarão um terminal altamente personalizável e com uma interface muito mais bonita e intuitiva.
Hyper
A instalação do Hyper é muito simples, basta acessar o site da ferramenta em seu site oficial, selecionar a versão com base no sistema operacional que você utiliza e fazer a instalação. Ao final deste processo, o Hyper já estará disponível e pronto para ser utilizado, com a aparência similar ao da imagem abaixo:
Porém, o Hyper irá utilizar o shell padrão do sistema operacional, então precisamos alterá-lo.
OhMyZSH
O primeiro passo para instalar o OhMyZSH é instalar o ZSH, seu shell. Há várias formas de realizar este processo de instalação e todos eles podem ser vistos em seu repositório.
A instalação mais trabalhosa é no Windows, que você terá que utilizar o WSL. Todo processo de instalação pode ser visto aqui no blog.
Curso Windows - Fundamentos para desenvolvedores
Conhecer o cursoCom o ZSH instalado, podemos executar o comando abaixo:
zsh --version
E receber a seguinte resposta:
zsh --version
zsh 5.7.1 (x86_64-apple-darwin19.0)
Com o ZSH instalado, já estamos prontos para a instalação do OhMyZSH, framework open-source gerenciado pela comunidade para gerenciar a configuração do ZSH.
Sua instalação também é bastante simples, bastando apenas ter instalado o curl ou wget e o git. Com essas ferramentas instaladas, basta utilizar o comando abaixo no terminal:
via curl
sh -c "$(curl -fsSL https://raw.githubusercontent.com/ohmyzsh/ohmyzsh/master/tools/install.sh)"
via wget
sh -c "$(wget -O- https://raw.githubusercontent.com/ohmyzsh/ohmyzsh/master/tools/install.sh)"
Feito isso, o OhMyZSH estará instalado e funcionando, com um resultado similar ao da imagem abaixo:
Claro que na imagem acima há vários plugins instalados que personalizam ainda mais o Hyper e o ZSH, mas a instalação destes plugins veremos em um outro artigo. O importante aqui é que, agora, você tem um terminal altamente personalizável, podendo instalar diversos plugins (https://github.com/ohmyzsh/ohmyzsh/wiki/Plugins) e temas, tanto para o shell (https://github.com/ohmyzsh/ohmyzsh/wiki/Themes), quanto para o terminal (https://hyper.is/themes).