Fale com a gente no WhatsApp Fale com a gente no WhatsApp
Fale com a gente no WhatsApp

Node

Introdução ao gerenciamento de projetos Node.js com npm

Neste artigo sobre Introdução ao gerenciamento de projetos Node.js vamos aprender os principais comandos utilizados no npm.

há 10 meses 3 semanas

Formação Desenvolvedor Node Full-Stack
Conheça a formação em detalhes

Já vimos por aqui alguns artigos sobre o npm, como “npm - Você sabe o que dá para fazer com ele?” e o “O que é npm e como usar uma biblioteca instalada por ele”. Agora vamos desenvolver uma Introdução ao gerenciamento de projetos Node.js com npm abordando os principais comandos mais utilizados no dia a dia.

Node.js - Fundamentos
Curso Node.js - Fundamentos
Conhecer o curso

Primeiro de tudo, precisamos saber se temos o npm instalado em nossa máquina, para isso, podemos utilizar o seguinte comando:

npm -v

Ao executar esse comando, iremos obter a versão instalada do npm, caso você não tenha o npm instalado, ele faz parte do Node.js, que pode ser baixado pelo site: https://nodejs.org/

Você também pode conferir nosso artigo sobra a Instalação do Node.js - Windows, Mac e Linux.

Perfeito, já com o npm instalado, podemos então explorar a utilização desse gerenciador de pacotes no dia a dia.

Criar o arquivo package.json

Uma boa prática ao criar projetos em Node.js é possuir um arquivo package.json. Este arquivo será responsável por conter as informações da aplicação, dependências, etc. Podemos criar esse arquivo utilizando o seguinte comando:

npm init

Ao executar o comando acima, responderemos a uma série de perguntas e o package.json será criado.

Instalar bibliotecas e dependências

Ao desenvolver uma aplicação em Node.js, frequentemente precisamos utilizar pacotes, bibliotecas e frameworks para auxiliar na implementação de novos recursos. Podemos utilizar o npm para instalar esses pacotes usando o comando:

npm install [nome do pacote]

Caso você esteja configurando o ambiente em uma nova máquina para o desenvolvimento de uma aplicação já existente, você tembém pode utilizar o comando acima sem o nome do pacote, soemente npm install, desta forma o npm irá instalar todas as dependências da aplicação e criar a pasta node_modules. Vale salientar que também podemos utilizar o atalho npm i [nome do pacote].

Além disso, ao instalar essas dependências, teremos as dependências de desenvolvimento, que auxiliam no desenvolvimento da aplicação em si, e as dependências necessárias para a execução da aplicação em produção. Para instalar as dependências de desenvolvimento, como ferramentas de teste, utilizamos o comando:

npm install [nome do pacote] --save-dev

O atalho para esse comando seria npm i [nome do pacote] -D.

Instalar pacotes globalmente

Ao utilizar o comando npm i [nome do pacote], instalamos os pacotes localmente no projeto. No entanto, também podemos instalar pacotes de forma global para utilizá-los em várias aplicações. Para fazer isso, utilizamos o comando:

npm install [nome do pacote] -g

Observação: Ao instalar pacotes globalmente em sistemas operacionais baseados em Unix, pode ser necessário usar o comando “sudo” para conceder as permissões necessárias.

Aliás, você pode acessar o artigo criando módulos globais e conferir como desenvolver os seus próprios módulos.

Remover pacotes

Também é possível remover pacotes e bibliotecas que não estão mais em uso na aplicação. Para isso, utilizamos o comando:

npm uninstall [nome do pacote]

Express - Desenvolvendo aplicações web
Curso Express - Desenvolvendo aplicações web
Conhecer o curso

Atualizar as dependências

Para atualizar as dependências podemos utilizar o comando:

npm update

Caso seja necessário atualizar uma dependência em particular, basta adicionar o nome do pacote ao final do comando.

Listar dependências da aplicação

Como mencionado acima, podemos consultar o arquivo package.json para verificar as dependências necessárias para nossa aplicação. Além disso, podemos usar um comando que lista essas dependências:

npm list

Buscar pacotes

É possível localizar diversos pacotes no site do npm, acessando https://www.npmjs.com/. Em seguida, podemos fazer uma busca na barra de pesquisa pelos pacotes presentes na base de dados do npm. Outra maneira de buscar pacotes é através do comando:

npm search

Listar dependências desatualizadas

Outro recurso interessante é a capacidade de listar todas as dependências desatualizadas da aplicação. O npm exibirá a versão utilizada, a versão esperada pelo projeto e a versão mais recente do pacote. Para isso, utilizamos o comando:

npm outdated

Nest.js - Fundamentos
Curso Nest.js - Fundamentos
Conhecer o curso

Executar scripts

No arquivo package.json, podemos definir uma série de scripts, que são comandos para executar ações específicas. Ao consultar o package.json, podemos ver esses scripts com a seguinte estrutura:


"scripts": {
    "prebuild": "rimraf dist",
    "build": "nest build",
    "format": "prettier --write \"src/**/*.ts\" \"test/**/*.ts\"",
    "start": "nest start",
    "start:dev": "nest start --watch",
    "start:debug": "nest start --debug --watch",
    "start:prod": "node dist/main",
    "lint": "eslint \"{src,apps,libs,test}/**/*.ts\" --fix",
    "test": "jest",
    "test:watch": "jest --watch",
    "test:cov": "jest --coverage",
    "test:debug": "node --inspect-brk -r tsconfig-paths/register -r ts-node/register node_modules/.bin/jest --runInBand",
    "test:e2e": "jest --config ./test/jest-e2e.json",
    "typeorm": "ts-node -r tsconfig-paths/register ./node_modules/typeorm/cli.js --config src/ormconfig.ts"
  },

Observe que temos diversos scripts para realizar a execução de uma aplicação NestJS, executar testes usando o Jest, entre outras ações. Para executar essas ações, utilizamos o comando:

npm run [script]

Conclusão

Neste artigo de introdução ao gerenciamento de projetos Node.js com npm, abordamos alguns dos principais recursos essenciais para o dia a dia de um desenvolvedor que utiliza o npm como seu gerenciador de pacotes padrão. Aprendemos a criar o arquivo package.json, automatizar tarefas, instalar, atualizar e remover dependências, entre outros recursos, utilizando o npm. Ao dominar esses comandos, você ganhará produtividade e confiança para desenvolver aplicações Node.js robustas e eficientes.

Caso queira se aprofundar no desenvolvimento com Node.js, saiba que aqui na TreinaWeb nós temos a formação Desenvolvedor Node.js que possui 31h52 de vídeo e um total de 196 exercícios.

Veja quais são os cursos que fazem parte desta formação:

  • Node.js - Fundamentos
  • Projeto de Banco de dados - Fundamentos
  • MySQL - Desenvolvedor
  • Express - Desenvolvendo aplicações web
  • Node.js - Templates com PUG
  • Nest.js - Fundamentos
  • Clean Code e SOLID - Escrevendo código limpo e escalável

Autor(a) do artigo

Wesley Gado
Wesley Gado

Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de São Paulo, atuou em projetos como desenvolvedor Front-End. Nas horas vagas grava Podcast e arrisca uns três acordes no violão.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos