Fale com a gente no WhatsApp Fale com a gente no WhatsApp
Fale com a gente no WhatsApp

Arquitetura de Software

O que é e quais as diferenças entre Kafka, RabbitMQ e AWSSQS

Confira nesse artigo o que são sistemas de mensageria, o que são e quais as diferenças entre Kafka, RabbitMQ e AWSSQS.

há 6 meses 1 semana


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Sistemas de mensageria tem se tornado uma parte muito importante da arquitetura de diversas aplicações modernas. Isso porque esses sistemas de mensageria permitem a comunicação assíncrona entre diferentes componentes de um sistema distribuído.

Veremos neste artigo o que são sistemas de mensageira e três deles: Kafka, RabbitMQ e AWSSQS.

O que é um sistema de mensageria?

É uma infraestrutura que permite que os diferentes componentes de um sistema distribuído troquem mensagens de forma assíncrona. Ao invés deles se comunicarem de forma direta, os componentes enviam mensagens para uma fila dentro da infraestrutura de mensageria. Desta forma, outros componentes podem consumir essas mensagens quando estiverem prontos.

Algumas de suas principais características são:

  • Comunicação assíncrona: o que significa que os componentes não precisam esperar uma resposta imediata para continuar seu trabalho
  • Filas e tópicos: onde as mensagens são armazenadas, onde as filas são utilizadas para a comunicação ponto a ponto, enquanto tópicos são utilizados em modelos de publicação e assinatura.
  • Padrões de comunicação: geralmente seguem padrões específicos de comunicação, como AMQP (Advanced Message Queuing Protocol) ou o modelo de publicação e assinatura.
  • Escalabilidade e tolerância a falhas: esses sistemas de mensageria são projetados justamente para serem escaláveis e tolerantes a falhas, de forma que as mensagens sejam entreguem de forma confiável.

Agora, vamos entender melhor sobre três sistemas populares de mensageria e qual suas diferenças.

Kafka

É uma plataforma de streaming distribuída, utilizada para lidar com vomules massivos de dados em tempo real. Ele permite que os dados sejam publicados e consumidos em tempo real, onde os produtores publicam mensagens em tópicos e os consumidores se inscrevem nesses tópicos para receber e processar essas mensagens. É projetado para ser altamente escalável, disponível e durável. Kafka também é conhecido por sua capacidade de garantir baixa latência e fornecer tolerância a falhas, o que o torna uma boa escolha pela ampla gama de casos de uso.

RabbitMQ

Sistema de mensageria de código aberto que implementa o protocolo AMQP (Advanced Message Queuing Protocol), atuando como um intermediário entre aplicativos, permitindo que eles se comuniquem através de filas. Oferece suporte a vários protocolos de mensagens, como AMQP, MQTT e STOMP. Possibilita lidar com o tráfego de mensagens de forma rápida e confiável, além de ser compatível com diversas linguagens de programação.

AWSSQS (Amazon Simple Queue Service)

Serviço de enfileiramento de mensagens totalmente gerenciado pela AWS (Amazon Web Services). Ele oferece uma fila hospedada segura, durável e disponível, para que você armazene mensagens enquanto são processadas por diferentes partes do sistema, oferecendo uma latência extremamente baixa, dimensionamento automático conforme a demanda e integração perfeita com outros serviços da AWS, como AWS Lambda e Amazon EC2.

Diferenças entre Kafka, RabbitMQ e AWSSQS

Kafka RabbitMQ AWSSQS
Modelo de Mensagens Modelo de publish-subscribe, publicam mensagens em tópicos Suporta tanto o modelo de publish-subscribe quanto o modelo de fila Também suporta o modelo de fila de mensagens
Escalabilidade Projetado para lidar com grandes volumes de dados e oferece escalabilidade expansível Escala verticalmente, o que significa que a escalabilidade é limitada pelo desempenho do hardware do servidor onde está instalado Gerenciado pela AWS, o que significa que a escalabilidade é automaticamente ajustada conforme a demanda
Latência e Desempenho Oferece baixa latência e alto desempenho, sendo ideal para casos de uso em tempo real e processamento de eventos Pode ter latência mais alta em comparação com o Kafka, mas ainda oferece desempenho satisfatório para muitos cenários. Tem latência mínima e é altamente performático para a maioria dos casos de uso
Durabilidade Altamente durável com replicação de dados Depende da configuração de persistência de mensagens Altamente durável com replicação em zonas de disponibilidade
Gerenciamento e Manutenção Requer mais gerenciamento e manutenção, especialmente em implementações de grande escala Fácil gerenciamento devido à natureza centralizada Totalmente gerenciado pela AWS, exigindo pouca ou nenhuma manutenção por parte do usuário

Cada um desses sistemas de mensageria tem suas próprias vantagens e casos de uso específicos, sendo assim a escolha entre eles depende das necessidades e requisitos do projeto.

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos