Landing Pages, em sua tradução livre “páginas de destino”, são páginas únicas geradas com o intuito de manter o foco apenas no conteúdo central, ou seja, nas informações cruciais sobre determinado assunto/negócio, a fim de evitar distrações.
Menus, excesso de texto e de informações ou subpáginas não fazem parte da proposta de uma Landing Page, que são criadas justamente com um único objetivo: A conversão do visitante em Lead (potencial consumidor que demonstrou interesse em consumir seu produto/serviço por meio de um cadastro).
Esta “conversão” é justamente o retorno do investimento quando o consumidor adquire um produto/serviço ou realiza alguma ação desejada pela empresa, como a solicitação de um orçamento ou até a inscrição em uma newsletter.
Em geral, as Landing Pages consistem no preenchimento de formulários com informações pessoais de um determinado usuário (nome, e-mail, telefone, entre outros), em troca de algum conteúdo de valor como e-book, participação em workshops, lives, recebimento de planilhas ou qualquer outro material relevante a este potencial cliente. Esta página costuma conter apenas um único CTA (Call to action) e poucos elementos, como dito anteriormente, evitando assim maiores distrações deste visitante, para que o mesmo seja induzido a realizar a ação desejada.
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Conhecer o cursoBenefícios de uma Landing Page
Bastante utilizadas no Marketing Digital, Landing Pages trazem diversos benefícios em sua utilização, como:
- Ajuda no lead scoring: Forma de “priorizar”, por meio de pontuação, visitantes que podem se tornar possíveis clientes, ajudando assim ao time de vendas de maneira mais facilitada, visando o melhor aproveitamento de oportunidades;
- Segmentação de contatos: A depender da informação solicitada em seu formulário, é possível segmentar melhor seus contatos, sabendo exatamente quem são seus possíveis clientes, criando grupos ou listas de acordo com os seus interesses;
- Redução de custos de aquisição de clientes: Forma mais “barata” de realizar a captura de possíveis clientes, obtendo informações valiosas para o seu negócio (nome, e-mail, telefone, entre outro).
Estrutura base
Sabemos que a estrutura de sua Landing Page dependerá do seu negócio, mas como estrutura básica, deve conter:
Título e subtítulo
É, sem dúvidas, uma forma clara de mostrar ao cliente o que está sendo oferecido em sua página. Pensar em títulos e subtítulos que aguce a “curiosidade” do visitante é uma excelente forma de fazer com que o mesmo identifique o benefício de continuar em sua página.
Imagem
É uma forma de adaptar a imagem àquilo que será oferecido em sua página, que poderá ser utilizado, por exemplo, para comunicar uma oferta. Caso sua Landing Page seja para oferecer um e-book, você poderá disponibilizar a capa do mesmo.
CTA
Conforme citamos acima, o Call to action, ou simplesmente CTA, são botões ou textos que convidam o cliente a executar determinada ação, como por exemplo, “Baixe agora”, caso esteja disponibilizando um e-book ou “Clique aqui e assista”, caso seja a disponibilização de um vídeo/live. Estes botões serão utilizados para que o cliente realize a determinada ação em sua Landing Page.
Descrição da oferta ou produto ofertado
Pequenos textos que farão com que o cliente entenda a sua oferta de maneira super rápida e direta. Ser objetivo e resumir ideias em frases curtas são uma excelente forma de deixar o mais claro possível a sua principal ideia, destacando os aspectos mais importantes e essenciais.
Formulário
É, sem dúvidas, a parte mais interessante de toda Landing Page. É a forma de adquirir os dados do cliente. Neste tópico, seja o mais direto possível para que não haja dificuldades no processo de fornecimento dos dados (como nome, e-mail, telefone, entre outros). Quanto maior for o formulário, maior poderá ser o desinteresse do seu público e a chance de erro.
Outros elementos
Diversos outros elementos fazem parte de uma Landing Page, mas acima, citamos os mais importantes e essenciais para sua construção base.
Podemos concluir que…
Sendo assim, conforme visto neste artigo as Landing Pages possuem grande importância para a conversão de visitantes em possíveis clientes, por isso sua construção deve ser o mais clara e objetiva possível.
No próximo artigo, veremos algumas ferramentas para a construção de Landing Pages. Até lá! :)