O NestJS é um framework back-end que auxilia o desenvolvimento de aplicações eficientes. escaláveis e confiáveis em cima do Node.js. O NestJS utiliza como padrão TypeScript e possui uma sintaxe parecida com Angular. Falando nisso, o NestJS também utiliza o Express “por baixo dos panos”.
Agora, nada melhor para iniciar os estudos com NestJS do que criarmos o clássico Hello World, então vamos lá.
Instalando Node.js
Primeiramente, precisamos ter o Node.js instalando em nossa máquina, para isso você pode acessar o artigo de instalação do node.js no windows, mac e linux, e seguir o passo a passo de acordo com o seu sistema operacional.
Instalou? Ótimo, vamos a instalação do NestJS
Curso Node.js - Fundamentos
Conhecer o cursoInstalando o NestJS
Agora, vamos criar um diretório raiz chamado app, e no terminal dentro do diretório da aplicação instalar o NestJS com o seguinte comando:
npm i -g @nestjs/cli
Após a instalação do NestJS, podemos criar um novo projeto com o comando:
nest new nome-do-projeto
Neste caso vamos chamar o projeto de nest-js, irá carregar um “wizard” no terminal, ele perguntará qual o package manager que você deseja instalar, para o exemplo optei pelo npm, escolha o de sua preferência. Ao final da criação do novo projeto, teremos toda a estrutura de pastas e arquivos criada:
Perceba que, por padrão, o NestJS utiliza typescript e de Framework Web o Express. Porém, você também pode optar em utilizar o Fastify. Na própria documentação do NestJS há um passo a passo que você seguir para usar o Fastify.
Ah, e não esqueça de verificar no terminal se está na pasta do projeto, provavelmente você terá que executar o comando cd nome-do-projeto
.
Agora, para testar a nossa aplicação, basta inicia-la com o comando npm run start
, e acessar no seu navegador o endereço localhost:3000. Teremos o nosso querido “Hello World”:
Curso TypeScript - Fundamentos
Conhecer o cursoPronto, já estamos com a aplicação base criada com o NestJS em um simples comando, perceba que ele cria uma estrutura model-service-controller. Algumas características como o uso de Typescript, modularização, injeção de dependências, também permite o uso de ORMs como o TypeORM e Sequelize para bancos de dados relacionais, entre outras, faz do NestJS uma opção atual e interessante para o desenvolvimento de inúmeras aplicações.
Conclusão
Neste artigo tivemos uma introdução sobre o NestJS, framework back-end que está crescendo no ecossistema Node.js, com recursos interessantes ele se torna uma alternativa para manter projetos organizados, performáticos e escaláveis. Vale ressaltar que ele possui uma série de recursos que podem ser estudados consultando a sua documentação e que podem fazer muito sentido e facilitar o desenvolvimento de sua próxima aplicação.
Curso Nest.js - Fundamentos
Conhecer o cursoPor fim, caso queira aprender mais sobre NestJS saiba que aqui na TreinaWeb temos o curso NestJS - Fundamentos que possui 02h07 de vídeos e um total de 18 exercícios. Conheça também nossos outros cursos de NestJS.
Veja quais são os tópicos abordados durante o curso de NestJS - Fundamentos:
- Conhecendo a estrutura;
- Utilizando Nest CLI
- Entendendo Rotas, Controllers e Views;;
- Conexão com banco de dados;
- Usando TypeORM;
- Template Engine.