O Composer é o gerenciador de dependências mais utilizado do PHP, que com o passar dos anos foi ganhando cada vez mais espaço e se tornando dia após dia mais indispensável ao desenvolvedor.
Inspirado no npm do Node e no bundler do Ruby, o Composer foi desenvolvido por Nils Adermann e Jordi Boggiano e foi lançado no ano de 2012 sobre a licença MIT.
O Composer fornece recursos de carregamento automático para bibliotecas para facilitar o uso de código de terceiros, tornando o desenvolvimento do projeto mais simples e permitindo com que o desenvolvedor foque apenas em seu código, não no uso de código de terceiros.
Curso SonarQube - Análise de Qualidade de Código
Conhecer o cursoBasicamente, ele permite que você declare quais bibliotecas são necessárias para a execução de um projeto e ele gerencia (instala, atualiza ou remove) para você.
Afinal, o que é um Gerenciador de Dependências?
Com o objetivo de gerenciar bibliotecas externas em projetos, um gerenciador de dependência nada mais é que um facilitador para instalação, remoção e atualização de pacotes externos em projetos.
Como funciona o Composer
Como dito anteriormente, basicamente, o Composer permite que o desenvolvedor determine quais dependências são necessárias para um projeto funcionar. A partir daí, é ele quem faz o “gerenciamento” destas dependências, realizando a instalação, atualização e remoção, removendo essa responsabilidade do desenvolvedor.
Para isso, o composer utiliza um arquivo chamado composer.json
. É neste arquivo que o desenvolvedor especifica as bibliotecas necessárias para o projeto, como podemos ver abaixo:
{
"require": {
"php": "7.0",
"monolog/monolog": ">2.1.0",
"nome_do_outro_pacote": "numero_da_versao"
}
}
No arquivo descrito acima, podemos definir as dependências que este projeto necessita para funcionar. Estas dependências são definidas na configuração require
.
No exemplo acima, o arquivo composer.json
define que o projeto necessita do PHP na versão 7.0. Ele também define que precisa do pacote monolog na versão maior que “2.1.0”. Esta configuração permite definir quantos pacotes forem necessários, mantendo apenas o formato especificado (nome do pacote e número da versão).
Ao criar o arquivo, basta utilizar o comando php composer.phar install
para que o composer instale as dependências definidas no arquivo composer.json
no projeto.
Curso PHP - Fundamentos
Conhecer o cursoFuncionalidades do Composer
O Composer possui diversas funcionalidades que facilitam o dia do desenvolvedor. Dentre elas, as principais são:
- Instalação de novas dependências no projeto;
- Atualização das dependências já instaladas no projeto;
- Remoção de dependências instaladas no projeto;
- Autoload para os arquivos do projeto, além dos pacotes de terceiro;
- Execução de scripts;
- Plugins para estender o comportamento padrão;
- Permite determinar dependências que serão instaladas no modo de desenvolvimento ou em modo de produção.
Concluindo
Muito utilizado por desenvolvedores PHP, o Composer é uma excelente ferramenta para gerenciar as dependências de um projeto. Muito utilizado no mercado e em projetos pessoais em geral, o Composer facilita (e muito) a vida de um desenvolvedor PHP, permitindo que ele foque apenas no principal: o desenvolvimento.
No site do Composer é possível encontrar toda sua documentação, download da ferramenta, entre outras informações.