Criado pelo Facebook em 2015 sobre a licença MIT, o React Native é um Framework para desenvolvimento de aplicativos móveis multiplataforma.
Um Framework é um facilitador no desenvolvimento de diversas aplicações e, sem dúvida, sua utilização poupa tempo e custos para quem utiliza, pois de forma mais básica, é um conjunto de bibliotecas utilizadas para criar uma base, onde as aplicações são construídas, um otimizador de recursos.
Baseado no React, framework JS para desenvolvimento web, o React Native possibilita a criação de aplicações móvel multiplataforma (Android e iOS) utilizando apenas Javascript. Porém, diferente de outros frameworks com esta mesma finalidade (Cordova, por exemplo), todo o código desenvolvido com o React Native é convertido para linguagem nativa do sistema operacional, o que torna o app muito mais fluido.
Curso React Native - Fundamentos
Conhecer o cursoCaracterísticas
O React Native possui diversas características marcantes e fundamentais para sua ampla adoção, como podemos ver abaixo:
- Acessar a interface e os recursos nativos do Android e iOS utilizando JavaScript;
- O código produzido é semelhante ao React para Web;
- Possui a base de conhecimento compartilhada entre o desenvolvimento mobile e front-end;
- Todo código desenvolvido é convertido para a linguagem nativa do sistema operacional;
- Com o React Native conseguimos desenvolver aplicações para Android e iOS utilizando um código único;
- Por ser multiplataforma, podemos desenvolver aplicações com React Native utilizando qualquer sistema operacional (Windows, macOS ou Linux).
Empresas que o utilizam
Por ser amplamente adotado na comunidade mobile, o React Native atraiu a atenção de diversas empresas, que fizeram questão de utilizá-lo em suas soluções mobile. Dentre estas empresas, podemos citar:
- AirBnb: O AirBnb é uma das principais empresas a utilizar o React Native para seu aplicativo móvel;
- Wix: O Wix, plataforma online de criação de sites, também utiliza o React Native em seu aplicativo mobile;
- Facebook: Claro que o Facebook, empresa por trás do React Native, também iria utilizá-la para seu aplicativo móvel;
- Tesla: A Tesla, principal montadora de carros elétricos, também utiliza esta tecnologia para seu aplicativo móvel;
- Instagram: Além do Facebook, o Instagram (rede social do mesmo grupo), também utiliza o React Native para o desenvolvimento do seu app.
Como vimos acima, a adoção do React Native por grandes empresas é bem nítida, o que o torna ainda mais completo e utilizado por todo o mundo.
Curso React Native - Componentes nativos
Conhecer o cursoSintaxe
Apesar de ser baseado no React, o React Native não utiliza tags HTML para a criação de seus elementos. Ao invés disso, os elementos são criados utilizando tags nativas do React Native, como podemos ver no trecho de código abaixo:
import React from 'react';
import { Text } from 'react-native';
export default function Ola() {
return (
<Text>Olá, mundo!</Text>
);
}
O Component serve para exibir um texto no aplicativo. Este componente é nativo do React Native, além de tantos outros que podem ser vistos em sua documentação oficial.
Podemos concluir que…
É notável a crescente demanda do uso de aplicativos móveis nos últimos anos. Pensando nisso, diversas empresas desenvolvem suas soluções para facilitar a criação destes aplicativos. Com o React Native, o Facebook lançou uma solução incrível para o desenvolvimento multiplataforma utilizando apenas código Javascript, o que facilita (e muito) os desenvolvedores que já possuem conhecimento em desenvolvimento web e até os que não possuem, já que é um framework com alta curva de aprendizado.