Desenvolvida em 2001 pelo cientista da computação Martin Odersky, a Scalable Language ou simplesmente “Scala” é uma linguagem multiparadigma que possui uma tipagem estática e implícita.
Moderna e multi-plataforma, foi desenvolvida para expressar padrões de programação comuns, de forma concisa, elegante e com tipagem segura.
De código aberto, é uma linguagem de programação relativamente nova, mas que já vem sendo bastante utilizada por empresas que precisam operar grandes volumes de dados, como, por exemplo, o Twitter, GitHub e a LinkedIn.
O que é uma linguagem multiparadigma?
Linguagens multiparadigmas são linguagens que suportam vários paradigmas de programação e os utilizam para a solução de diversos problemas.
Ou seja, são as diversas características que determinada linguagem possui que a intitula como uma linguagem multiparadigma. Os paradigmas existentes são:
- Funcional;
- Lógico;
- Declarativo;
- Imperativo;
- Orientado a objetos;
- Orientado a eventos.
Dentre diversas linguagens multiparadigmas, podemos citar:
Curso Python - Fundamentos
Conhecer o cursoAqui no blog possuimos um artigo sobre “Linguagens e paradigmas de programação” para que você possa entender melhor sobre o tema.
De volta à Scala…
Características
Similar ao Java, a Scala possui diversas características que fazem com que a linguagem tenha se tornado uma das principais e mais utilizadas nos últimos anos.
Dentre diversas características podemos citar:
- Possui tipagem estática;
- Permite a fácil adição de novas bibliotecas ao código;
- Por ser executado na JVM do Java, permite que código Scala seja executado no Java ou código Java executado no Scala;
- É orientada à objetos;
- Possui uma vasta variedade de bibliotecas nativas para manusear dados em escala, entre outras;
Exemplo de código
Abaixo veremos um exemplo de um código Scala:
package main
object Main {
def main(args:Array[String]) {
print("Bem-vindo à TreinaWeb!")
}
}
Podemos notar a partir do código acima, a familiaridade do código Scala em relação ao Java. Basicamente, ao ser executado irá imprimir o texto “Bem-vindo à TreinaWeb” no console. Uma das grandes diferenças da Linguagem Scala com relação ao Java, é que o “ponto e vírgula” (;) não é necessário para finalizar uma instrução.
Concluindo
Vimos neste artigo algumas das principais características da Linguagem Scala, que nos últimos anos tem se tornado uma linguagem muito utilizada no mercado.
Segundo o Stack Overflow, em 2019 a Linguagem Scala tem se tornada a “queridinha” à frente de diversas outras linguagens mais consolidadas, como podemos ver na imagem abaixo:
Como dito acima, principalmente utilizada por grandes empresas e para trabalhar com grande fluxo de dados, a Linguagem Scala é uma ótima alternativa que pode ser tornar uma excelente opção para seu estudos. No site da Linguagem Scala é possível acessar toda a sua documentação, realizar seu download, acessar sua comunidade, entre outros.