Criar um app do zero com muita facilidade e rapidez é o desejo de todo desenvolvedor. Porém, atingir este objetivo pode ser complicado, pois os diferentes ambientes dos sistemas operacionais mobile atuais são completamente heterogêneos…
Para sanar este problema, o Flutter veio como uma nova alternativa para o desenvolvimento mobile multiplataforma. O Flutter foi desenvolvido pelo Google, sendo gratuito, de código aberto e ainda possui uma ótima documentação.
Curso Flutter - Fundamentos
Conhecer o cursoVocê consegue fazer aplicativos para iOS e Android usando uma mesma base de código onde, na hora de compilar, ele transforma o código em uma versão nativa de cada plataforma, o que agiliza a abertura e o desempenho do aplicativo.
O Flutter utiliza uma linguagem também criado pelo próprio Google, chamada Dart., sendo essa linguagem compatível com a orientação a objetos e programação funcional (o que diminui a curva de aprendizado). Apesar de ser nova para muitos, o Dart é uma linguagem simples e fácil de se aprender. Mesmo que você tenha somente o mínimo conhecimento de programação, verá que, com pouco tempo de estudo, você já se sentirá confortável com a linguagem.
O Flutter é dividido em duas camadas principais, sendo:
- Engine: Responsável pela estrutura de execução, composta pela Skia (a biblioteca de renderização do Flutter) e pelo Dart (linguagem utilizada no desenvolvimento);
- Framework: escrito em Dart e onde estão os widgets.
É importante saber que todos os componentes do Flutter são widgets. Sendo assim, um label, um campo de entrada de texto e até mesmo o processo de detecção de um gesto na interface são tratados como widgets dentro do Flutter. Uma aplicação Flutter, no final, é uma árvore hierárquica e coordenada destes widgets.
No Flutter, você consegue testar seu aplicativo igual fazemos em uma aplicação web. Você pode alterar seu código e ver a modificação em tempo real.
Com o Flutter você poderá ter agilidade, performance e praticidade, fazendo com que o desenvolvimento seja mais rápido e reutilizável com o melhor desempenho possível. Além de tudo, você pode possuir widgets próprios que constituem os componentes da UI do aplicativo, sendo baseados no Material Design do próprio Google, o que deixa o visual de seu aplicativo bem bonito.
Conclusão
O Flutter veio como uma excelente alternativa para o desenvolvimento mobile, pois oferece desempenho, integração de plataformas móveis e desenvolvimento rápido. Se você deseja ter os primeiros contatos com o Flutter, não deixe de conferir nosso curso 😊
Curso PMP/CAPM - Gestão dos Custos
Conhecer o cursoAté mais!