Se você é um desenvolvedor web ou trabalha em uma empresa de outsourcing para desenvolvimento de projetos e atende a área de criação para lojas virtuais, páginas para negócios SaaS (Software as a Service), agências de marketing digital e empresas de outros nichos que utilizam o meio digital como canal de vendas, pode estar perdendo uma grande oportunidade de aumentar sua renda ao não oferecer um chat online pronto aos seus clientes.
Hoje, o chat online é o canal de atendimento com maior índice de satisfação para negócios digitais e, considerando as opções profissionais já disponíveis no mercado, não há porquê direcionar seus recursos à desenvolver um chat online para clientes que buscam esta solução.
Confira neste artigo cinco motivos porquê instalar um chat online pronto na página de seus clientes te ajuda a economizar tempo e abre as portas para que possa gerar uma renda adicional.
1. Atua como um diferencial para seu cliente
O primeiro ponto é reconhecer que oferecer este canal de atendimento pode fazer toda a diferença para os negócios de seu cliente.
Isso porque o chat online oferece diferenciais que outros canais não apresentam, como:
● Menor tempo de resposta, sendo este em média de 2 minutos e 40 segundos. No e-mail e redes sociais esta média é maior que 10 horas. ● Possibilidade de abordar visitantes proativamente através de mensagens automáticas; ● Um bom chat online oferece monitoramento de visitantes e ajuda seu cliente a recolher dados sobre as pessoas que estão navegando em sua página, como localização, dispositivo usado para acesso, qual link o trouxe até a página; ● Oferece a possibilidade de implementar chatbots e atalhos para otimizar o atendimento; ● Seu cliente tem acesso a formulários de atendimento para cadastrar leads em sua base a partir das sessões de chat; ● Entre diversas outras vantagens.
Dessa forma, oferecer um chat online pronto agrega valor aos seus serviços como desenvolvedor web, pois você será capaz de oferecer soluções prontas e profissionais compatíveis com seu próprio trabalho.
2. Você pode ganhar dinheiro ao oferecer um chat online
Sim, mesmo que sua empresa ou equipe de desenvolvimento não seja responsável por criar o chat online e implementá-lo na página de clientes, você ainda pode ganhar dinheiro ao oferecer soluções prontas disponíveis no mercado.
Isso é feito através de programas de afiliado, ou seja, uma parceria entre você e a empresa que oferece seu chat online. Em um programa de afiliados, seu papel é oferecer e promover o produto de outro negócio e, sempre que cumprir uma determinada ação, receberá um valor predefinido por isso.
Para exemplificar claramente: o programa de afiliados do JivoChat paga 30% em comissões recorrentes, para sempre, enquanto o cliente indicado permanecer ativo e pagando o plano mensal da versão profissional de seu chat online.
Ou seja, você oferece uma solução pronta, implementa na página do cliente e, caso ele aceite pagar pelo plano profissional, você ainda receberá por cada mensalidade.
3. Os melhores chats possuem design customizável
Além disso, é claro que devemos abordar as questões de design, usabilidade e facilidade de instalação dessas soluções prontas.
A maioria dos chats online podem ser instalados em uma página rapidamente a partir da API oferecida pelo serviço. O processo é realmente simplificado e não leva tempo para você.
Além disso, as melhores soluções do mercado oferecem janelas e widgets completamente personalizáveis - o que permite que o cliente mantenha sua identidade de marca e evita que a janela de chat seja incompatível com os resultados da equipe de front-end.
4. O chat online é um canal responsivo
Como você certamente já deve estar acompanhando, o tráfego online em dispositivos móveis continua a crescer anualmente.
De acordo com dados da Statista - a maior plataforma de estatísticas sobre negócios - em 2018, clientes acessando páginas através de smartphones ou tablets já representavam mais de 52% do tráfego em páginas, conforme demonstrado no gráfico abaixo.
Por isso, certamente não apenas a página desenvolvida, assim como seus recursos e serviços devem ser responsivos para estes dispositivos.
Felizmente, este é um aspecto que você não precisará se preocupar ao apresentar uma solução profissional de chat online para seus clientes, pois as empresas que distribuem tal serviço já prezam pela compatibilidade com o mobile e garantem esta conveniência aos seus usuários.
5. Um chat online profissional oferece integração com outras soluções
Por fim, outro grande motivo para instalar um chat online pronto é que eles oferecem integração com outras ferramentas e plataformas, como:
● Sistemas de CRM (Customer Relationship Management); ● Ferramentas ERP (Enterprise Resource Planning); ● Plataformas de e-mail marketing; ● Outros aplicativos de mensagens, como o Facebook Messenger, Viber, Telegram, etc;
Este aspecto abre uma nova oportunidade para você, pois ao invés de oferecer apenas um chat online como afiliado, também poderá apresentar estas diferentes soluções integradas e participar do programa de afiliados das mesmas.
E novamente, tudo isso são apenas benefícios e vantagens para seu próprio cliente, que precisa de uma página responsiva e têm interesse em alavancar negócios a partir de seu canal de vendas online. Comece a oferecer e instalar um chat online pronto na página de seus clientes Agora que conhece essa possibilidade, considere como poderá incluir esta vertente em seus trabalhos como desenvolvedor web e não precisará se preocupar quando um cliente solicitar um chat online em sua página.
Para começar imediatamente, conheça os diferenciais do JivoChat - uma solução profissional que oferece o melhor programa de afiliados entre os demais chats no mercado. A equipe do JivoChat dá suporte integral aos seus parceiros e também oferece material de marketing para que você possa começar a gerar renda adicional enquanto enriquece a página de seus próprios clientes.
Este é um post desenvolvido em parceria com a Jivochat