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Power skills: principais habilidades que você deve desenvolver

Além da importância no mercado, este termo adquiriu mais habilidades e um novo nome: power skills, que é o que abordaremos neste artigo.

há 2 anos 3 meses


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Soft Skills são as competências que são buscadas em profissionais de modo geral. Esse termo já existe faz um bom tempo e você já deve ter ouvido falar.

Para um profissional da área de tecnologia, por exemplo, é muito mais fácil exercitar uma competência técnica do que uma competência comportamental, mas já se foi a época que o profissional ficava apenas em frente ao computador. Hoje as empresas estão cada vez mais olhando o comportamento de seus colaboradores - e estes também já que essas habilidades fazem a diferença em sua carreira.

Essas competências ganharam tanta importância no mercado, que este termo adquiriu mais habilidades e um novo nome: power skills, que é o que abordaremos no artigo de hoje.

O que é e quais são as Power Skills?

As soft skills eram definidas como um contraposto às hard skills. Hoje a definição de Power Skills se baseia no resultado da experiência e desenvolvimento desses dois conceitos importantes.

A junção dessas habilidades desenvolvidas acabam sendo um ‘‘divisor de águas’’ entre um profissional com o técnico mais apurado daquele que, além do conhecimento técnico possui outras boas habilidades para oferecer, como liderança, desenvolvimento pessoal, pensamento estratégico e comunicação, o que acaba diferenciando o profissional.

Liderança

A liderança é uma habilidade que se tornou uma prioridade para as empresas, já que elas precisam cada vez mais de profissionais para liderar e motivar equipes.

O desenvolvimento de liderança é para todos os colaboradores, não apenas para aqueles com cargos um pouco mais altos, pois acontece de muitos líderes “informais”, que não tem um cargo sofisticado, serem influentes no trabalho.

Algumas pessoas já nascem com personalidade que facilitam esse espírito de liderança, mas com conhecimento e prática você pode desenvolver essas habilidades.

Comunicação

Saber se comunicar bem e se relacionar com os membros da equipe, clientes e demais pessoas envolvidas no projeto é essencial. Isso vai de encontro ao tópico anterior, pois geralmente, pessoas com a capacidade de comunicação bem desenvolvida tem a tendência de se tornarem líderes, pela sua versatilidade em lidar com pessoas de diferentes perfis comportamentais.

Trabalhar essa habilidade inclui saber ouvir, falar, observar e ter empatia.

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Solução de problemas

Sendo uma das habilidades mais procuradas no mercado, seja um profissional solucionador de problemas, não aquele que corre deles. Aqui também temos o famoso conceito de proatividade, quando o profissional vê o problema como uma oportunidade para aprender algo novo enquanto o resolve.

Para despertar essa habilidade, você deve ser curioso, ver a situação de diferentes pontos de vista e ouvir os outros. Porém, além da capacidade de análise de um quadro, também é necessária a prontidão para tomar uma decisão da melhor forma possível.

Visão abrangente

Essa habilidade é uma das principais da lista: a capacidade de enxergar além do que é mostrado. Ela está mais voltada para uma soft skill, porém pode ser desenvolvida com auxílio de treinamentos e bons mentores.

Fazer autogestão

De uns anos pra cá, vimos o quanto o trabalho remoto possibilitou os profissionais de trabalharem de onde estiverem, de modo que o próprio planeje, execute e controle suas tarefas diárias, assumindo mais responsabilidades e entregando mais resultados por conta própria.

Mas, a autogestão é um trabalho conjunto, depende tanto do profissional quanto da organização. Quando bem sucedida, pode-se obter muitas vantagens, como o aumento da agilidade, por exemplo.

Por isso, saber fazer sua autogestão tem se mostrado um forte diferencial para o futuro do trabalho que já vemos hoje em dia.

Inteligência emocional

O que faz um profissional crescer em uma empresa não é somente a técnica, mas sobretudo as habilidades. Para isso, todo profissional precisa focar na inteligência emocional. Ela é quem faz uma reunião fluir melhor, a socialização, o alinhamento durante uma call e o home office como um todo.

Além disso, neste contexto, a pessoa consegue tratar de lidar com situações de dificuldades e pressão da melhor maneira possível, ainda quando se é pego de surpresa. Por isso, é importante ter inteligência emocional bem desenvolvida para enfrentar todos os desafios, tanto no trabalho como em situações do cotidiano.

Leitura de cenários futuros

Entre as habilidades já conhecidas como as que vimos acima, surgiu uma nova competência essencial: a leitura de cenários futuros. Essa é a capacidade de construir e analisar cenários, com base em análises e antecipar, tomando boas decisões sobre como reduzir impactos ou evitar problemas.

A alfabetização sobre futuros ensina a construir cenários e lidar com a imprevisibilidade. Ao refletir sobre tendências e definir ações estruturadas, a leitura de cenários sobre futuro é uma abordagem que coloca o líder no papel de um construtor de possibilidades.

Criatividade

Habilidade em interpretar cenários críticos e usar a criatividade para chegar em soluções inovadoras. É a criatividade que nos permite inovar e buscar melhorias e soluções em todos os campos do negócio. Você pode desenvolver e/ou aprimorar a criatividade com muito estudo e aprendizado com as experiências.

Produtividade

Você já deve ter visto uma frase que diz mais ou menos o seguinte: “produtividade não é você trabalhar 12h no dia e sim fazer o seu trabalho de 8h em 6h”. E é exatamente isso: produtividade não é trabalhar toneladas de horas todos os dias.

Com os funcionários continuando a trabalhar em casa ou mudando para um mundo de trabalho híbrido, a produtividade é mais crítica do que nunca.

Bem-estar

Bem-estar é valorizar a sua saúde mental, necessidades essas que mudaram drasticamente desde o início da pandemia global, onde isso passou a ser mais falado.

Então, controlar o estresse, ter uma boa noite de sono, boa alimentação e tempo de lazer é importante. O bem-estar acontece durante e após a jornada de trabalho. Trata-se de garantir que você tenha uma vida pessoal e profissional que se entrelaçam.

Concluindo…

As power skills são habilidades que não são apenas boas de se ter, elas são habilidades essenciais para um ambiente de trabalho que está em constante mudança.

Aqui abordamos algumas das habilidades mais atuais que tem se falado nos últimos tempos - ainda mais no pós-pandemia. Sendo assim, conhecer, entender, aprimorar e desenvolver essas habilidades são fundamentais para o constante crescimento profissional.

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

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