Infinitas são as possibilidades na hora de escolher um editor de texto para utilizar no desenvolvimento dos seus projetos. Sendo assim, neste artigo veremos alguns editores de texto e suas principais características.
Brackets
Desenvolvido pela Adobe Systems, o Brackets é um editor de texto que facilita a criação de páginas web, mantendo seu foco principal no desenvolvimento web. Software livre e de código aberto, atualmente é mantido no GitHub sobre a licença MIT pela adobe e qualquer outro desenvolvedor que queira contribuir com suas melhorias. É um editor de texto escrito em JavaScript, CSS e HTML.
Atualmente encontra-se na versão 1.14 e possui disponibilidade de download nos sistemas operacionais Linux, Windows e Mac.
Dentre suas vantagens e características podemos citar:
- Personalizável por meio de extensões;
- Editores expandidos: permite visualizar trechos de código utilizados em outros arquivos;
- Live Preview: Garante a visualização instantânea de alterações ao mesmo tempo que são executadas;
- Suporte nativo a pré-processadores.
O download da ferramenta pode ser feito acessando no próprio site da Brackets.
Em sua página é possível contribuir, acessar seu suporte, blog, entre outras opções para te ajudar ainda mais na escolha deste editor.
Curso Java - Orientação a objetos
Conhecer o cursoSublime Text
Desenvolvido em Python, o Sublime Text é um ferramenta que visa a simplicidade e facilidade de uso. Lançado em 2008, é um editor de texto multiplataforma e proprietário que, dentre diversas características, podemos citar:
- Comunidade ativa;
- Extensões baseadas em Python;
- Coloração de sintaxe personalizável;
- Pré Visualização do código-fonte;
- Autocomplete.
O download da ferramenta pode ser feita no próprio site do Sublime Text, assim como acompanhar suas novidades, fórum e encontrar seu suporte.
VSCode (Visual Studio Code)
Criado pela Microsoft, o Visual Studio Code é um editor de texto open source, multiplataforma e gratuito com foco na construção de aplicações web.
Além de contar com uma comunidade extremamente ativa e suporte principalmente para a ASP.Net e Node.js., podemos listar como vantagens:
- Autocomplete de código;
- Navegação facilitada entre arquivos;
- IntelliSense: Conclusões inteligentes com base em tipos de variáveis, definições de função e módulos importados;
- Depuração de código diretamente do editor;
- Suporte nativo ao Git;
- Tarefa em execução;
- Extensível e personalizável.
Para baixar a ferramenta, basta acessar o site do Visual Studio, onde você encontrará sua documentação, blog, extensões e muito mais.
NotePad++
Ideal para iniciantes, o NotePad++ é um editor de código atrativo pela sua simplicidade.
Disponível somente para usuários Windows, é um editor open source sobre a licença GPL (General Public License) que além de suportar diversas linguagens de programação, traz como vantagens:
- Autocomplete;
- Sistema de definição de linguagem;
- Divisão de tela;
- Suporte para macros, plugins e muitos outros.
O download da ferramenta assim como visualizar suas características, comunidade, recursos e muito mais, pode ser feito a partir do site do NotePad++
Atom
Desenvolvido pelo GitHub sobre a licença MIT, o Atom é um editor de código open source, disponível para os sistemas operacionais Windows, Linux e Mac.
Semelhante ao Sublime, porém com alguns diferenciais, o Atom possui integração nativa com o GitHub e consegue trabalhar com comandos Git sem necessidade de nenhuma instalação adicional. Dentre várias características, podemos citar:
- Editor de código multiplataforma;
- Comunidade ativa;
- Gerenciador de pacotes integrado;
- Autocomplete;
- Interface simples e amigável;
- Personalizável.
Para baixá-lo, basta acessar o atom.io onde você também encontará seus temas, documentação, blog e muito mais.