IDE ou Integrated Development Environment (Ambiente de Desenvolvimento Integrado) é um software que auxilia no desenvolvimento de aplicações. Desta forma, combinam ferramentas comuns em uma única interface gráfica do usuário (GUI).
No artigo anterior, exploramos algumas características, vantagens e desvantagens em sua utilização, porém podemos dizer que, para o desenvolvedor, é uma forma de criar aplicações de maneira mais rápida, uma vez que estas IDEs auxiliam em todo o processo de desenvolvimento de uma aplicação.
Além disso, as IDEs proveêm diversos benefícios, como a análise de todo o código a ser escrito para identificar bugs causados por um erro de digitação, autocompletam trechos de códigos, e etc.
Curso Java - Fundamentos
Conhecer o cursoSendo assim, veremos neste artigo as principais IDEs para desenvolvimento em Java.
Principais IDEs para desenvolvimento em Java
Eclipse
Lançada em 2001, possuindo como autor a IBM, sobre a licença EPL (Eclipse Public Licence), o Eclipse é uma IDE para desenvolvimento em Java que também suporta diversas outras linguagens apenas com a instalação de plugins (C/C++, PHP, Python, Kotlin, entre outras).
Dentre suas principais características podemos citar:
- Multiplataforma: Pode ser executado nos diferentes sistemas operacionais (Windows, Linux e macOS);
- Tecnologia baseada em plugins: Através da instalação de plugins, o desenvolvedor poderá incrementar as funcionalidades do Eclipse;
- Pacotes de desenvolvimento: Podemos utilizar diversos pacotes de desenvolvimento para criar diferentes tipos de aplicações com Java (Web e Desktop);
- Uso de SWT (Standard Widget Toolkit): Widget toolkit para uso com a plataforma Java;
- Criação de aplicações gráficas multiplataforma: Com o Eclipse podemos criar interfaces gráficas para aplicações Java.
O Eclipse é uma excelente IDE, muito utilizada no mercado. Desta forma, seu uso facilita a criação de aplicações Java tanto para Desktop ou Web.
O download do Eclipse poderá ser realizado em seu próprio site.
NetBeans
O NetBeans é uma IDE gratuita e de código fonte aberto para desenvolvimento Java, porém extensível para diversas outras linguagens, como PHP, Python, JavaScript, etc.
Lançada em dezembro de 2000, o NetBeans é uma das principais IDEs para o desenvolvimento Java.
Inicialmente desenvolvido como um software proprietário, em 2010, ao ser adquirido pela Oracle, o NetBeans se tornou parte do ecossistema Java, alavancando ainda mais sua utilização e popularidade.
Porém, em 2016, a Oracle propôs mover o projeto NetBeans para um projeto aberto dentro da Apache, o chamando de Apache NetBeans.
Dentre suas principais características, podemos citar:
- Multiplataforma: Podemos utilizar o NetBeans nos principais sistemas operacionais do mercado (Windows, Linux e macOS);
- Melhor suporte ao Java: Por fazer parte do ecossistema do Java, é a IDE oficial e recomendada pela própria Oracle;
- Criação de interfaces: Possui suporte para criação de interfaces para aplicações web, desktop e mobile.
IDE oficial para o desenvolvimento Java, seja ela Desktop ou Web.
Em seu site é possível baixar o NetBeans, além de visualizar suas características.
IntelliJ
O IntelliJ IDE é uma das principais IDEs do mercado.
Criada pela Jetbrains, uma empresa especializada no desenvolvimento de IDEs, o IntelliJ teve um crescimento impressionante nos últimos anos.
Apesar de ter sido lançada em 2001, foi a partir de 2010 que a IDE começou a ser reconhecida no mercado.
Em 2014, a Google anunciou que o Android Studio, uma IDE baseada no IntelliJ IDE para criação de aplicações Android, seria a IDE oficial para o desenvolvimento Android. Com este anúncio, as IDEs desenvolvidas pela Jetbrains ganharam mais visibilidade.
Dentre suas principais características, podemos citar:
- Assistente de código: Possui um ótimo assistente de código, autocompletando trechos de sentenças para facilitar a criação de aplicações;
- Uso de plugins: É possível desenvolver em diferentes tecnologias com o IntelliJ (Python, Dart, etc) com o uso de plugins;
- Suporte nativo ao Kotlin: Podemos desenvolver aplicações utilizando o Kotlin, linguagem baseada no Java criada pela própria Jetbrains.
O IntelliJ cresceu muito nos últimos anos, se tornando uma das principais IDEs para o desenvolvimento de aplicações Java.
O IntelliJ possui duas versões, a “Ultimate” que possui diversos recursos, como ferramentas de bancos de dados, suporte nativo ao Spring e detecção de duplicidades.
Curso Java - Orientação a objetos
Conhecer o cursoJá sua versão “Community”, um pouco mais limitada, porém completa o bastante para os principais desenvolvedores do mercado.
O download do IntelliJ pode ser feito em seu site oficial.
VSCode
Lançado pela Microsoft em 2015, o Visual Studio Code (VSCode) é um editor de código para desenvolvimento de aplicações web, tendo uma grande adoção pelas comunidades de diversas linguagens e tecnologias, não atendendo somente a projetos ASP.NET como também projetos em Node.js.
Dentre suas principais características podemos citar:
- Multiplataforma: Pode ser executado nos diferentes sistemas operacionais (Windows, Linux e macOS);
- Open source: seu código foi disponibilizado no GitHub, o que permite à comunidade contribuir com a criação de extensões e novas funcionalidades.
- Integração com o git
O download do VSCode pode ser realizado em seu próprio site, além de podermos conferir diversas outras informações.
Podemos concluir que…
Como sabemos, uma IDE facilita (e muito) o desenvolvimento de aplicações, independente da linguagem e tecnologia que utilizamos.
No Java, o número de IDEs é bem alto, por isso, precisamos estudar bem a ferramenta que será utilizada em nossos projetos.
Neste artigo vimos algumas das principais opções do mercado, que possuem features essenciais e que facilita o desenvolvimento de nossos projetos.
Se você quer conhecer mais sobre essa linguagem, não se esqueça de acessar nosso Guia da linguagem Java. Te esperamos lá :)