O marketing digital tem sido muito utilizado pelas empresas para aumentar suas presenças na internet. Com essa utilização, a empresa pode focar em estratégias e táticas voltadas para esse ambiente online.
As redes sociais são ferramentas fundamentais para esse propósito por serem populares. Estar presente nas redes sociais já não é mais nenhum diferencial para as empresas. E ter presença nas redes sociais significa estar onde seus clientes estão e, quanto mais visto pelas pessoas, mais rápido seu negócio irá crescer.
No começo é comum haverem dúvidas sobre quais redes sociais sua empresa (ou empresa que você trabalha) deve marcar presença. Primeiramente você deve analisar o negócio e pensar onde seu público está para definir prioridades.
Segundo a pesquisa Social Media Trends 2017, essas foram as redes sociais mais utilizadas no ano passado:
Para te ajudar, vamos fazer uma análise rápida das cinco principais redes sociais e assim você poderá ver as diferenças entre elas e como elas podem te atender.
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Conhecer o cursoO Facebook é a rede social mais utilizada no Brasil e tem uma abrangência de público muito grande. Então, independente do tipo do seu negócio você deve estar presente no Facebook.
No Facebook você pode postar o que deseja para seu público e também pode promover eventos convidando seus seguidores a participarem, como a inauguração de uma nova loja, promoções, lançamento de um novo produto, cupons de desconto, etc.
Com a ferramenta “impulsionar” você pode fazer com que uma publicação alcance pessoas que até mesmo não conhecem sua marca, através de um investimento financeiro.
O Instagram é uma rede social bem popular hoje em dia. É uma ferramenta bem visual, com foco em fotos e vídeos. Por exemplo, se você tem uma marca ou loja de roupas, você pode publicar fotos de seus produtos, promoções, dicas de moda, etc.
Se você tem uma empresa em outro ramo, você pode postar sobre o dia a dia da empresa, sobre sua equipe… Mas sempre pensando em postar conteúdos relevantes.
O LinkedIn é uma rede social corporativa, então você como empresa pode ter seu perfil nesta rede social independente do seu ramo. Assim, você pode fazer networking, anunciar vagas para selecionar futuros colaboradores, desenvolver parcerias com outras empresas. No LinkedIn você também consegue analisar quantas visitas seu perfil está recebendo.
O Twitter é uma rede onde você pode publicar conteúdo escrito, fotos e vídeos. O foco principal do Twitter é publicar o que está acontecendo naquele exato momento. Por exemplo, um canal esportivo pode ir publicando o que está acontecendo em um jogo de futebol em tempo real.
Mesmo que sua empresa não possua essa questão de informações de última hora, ainda assim o Twitter é uma rede que pode proporcionar bastante tráfego. Você pode postar suas novidades, promoções, interagir com os usuários e pode até mesmo compartilhar tweets.
Youtube
Há muito tempo, o Youtube é o maior site de publicação de vídeos. Se o seu segmento permite a criação de vídeos, ele é uma ótima opção. Por exemplo, uma empresa no segmento de beleza, pode criar um canal com dicas, entrevistas e pode até fazer algumas parcerias com os chamados youtubers. Seu o seu canal for bem acessado, você pode até ter a monetização do seu conteúdo, tendo assim uma renda extra.
Concluindo
É importante ressaltar que em todas as redes sociais que você for adotar, você deve publicar com uma certa frequência, publicar conteúdos que sejam realmente relevantes e que haja uma interação como curtir e responder os comentários de seus clientes. Por isso, não cometa o erro de fazer conta em todas as redes sociais se você não conseguir dar assistência a elas.
Existem muitas outras redes sociais que não citamos, mas que você pode pesquisar mais a fundo como o Google+, Pinterest, Tumblr, SlideShare, etc. Assim, você pode analisar melhor e ver se uma dessas também pode ajudar seu negócio. Muitas vezes testar não custa nada. =)