CMS's e E-commerce

Teste os principais CMS's do mercado sem precisar instalá-los ou pagar para hospedá-los

Veja alguns dos serviços oficiais de hospedagem e teste gratuito de algumas das principais plataformas de conteúdo do momento.

há 6 anos 7 meses

Formação Desenvolvedor Wordpress
Conheça a formação em detalhes

Uma das principais dificuldades de quem está querendo aprender sobre um gerenciador de conteúdo como Wordpress, Drupal, Joomla, Ghost etc, é o processo de instalação. Diversas dificuldades podem ser encontradas, uma vez que são necessários alguns softwares instalados ou algum pacote que contenha todos eles, onde hospedar e quais tipos de hospedagens mais adequados além da instalação do próprio CMS.

A boa noticia é que existem alguns serviços de hospedagem oficiais que permitem testar essas plataformas gratuitamente ou até mesmo usar uma versão básica gratuita delas.

Testar o WordPress

No ambiente WordPress um dos serviços de hospedagens mais conhecidos é o da Automattic, empresa responsável pelo WordPress.com. O serviço de hospedagem começa com plano o gratuito que pode ser alterado conforme o site necessita de novos recursos.

Para criar um novo site gratuito basta ir até a página de novo cadastro e escolher a categoria do site que deseja criar, aparência visual, endereço e criar uma nova conta.

Após o término desse processo já é possível acessar o site no endereço criado. Dentro do painel de administração do WordPress.com, caso queira acessar o painel de administração clássico, basta acessar o menu My Site do canto direito e ir em WP Admin:

Acessar wp-admin classico no wordpress.com

Wordpress - Primeiros Passos
Curso Wordpress - Primeiros Passos
Conhecer o curso

Testar o Drupal

No site oficial do Drupal existe uma página com as empresas que podemos usar para testá-lo. Uma das opções apresentadas é a Pantheon. Para criar uma instalação de teste basta acessar a página de registro e seguir os seguintes passos:

A empresa Pantheon também possui a opção de instalar o Wordpress em ambiente de teste.

Drupal - Criação de Sites Avançado
Curso Drupal - Criação de Sites Avançado
Conhecer o curso

Testar o Joomla

O site oficial do Joomla também possui um serviço para teste da plataforma. Usa-se os serviços da empresa SiteGround e é possível testar por durante 90 dias gratuitamente. Basta entrar na página de demo e seguir os seguintes passos:

Joomla - Criação de Sites
Curso Joomla - Criação de Sites
Conhecer o curso

Testar o Ghost

A mesma empresa que desenvolve o projeto do Ghost possui um serviço de hospedagem para a plataforma. O período de teste é de apenas 14 dias, porém, isso é suficiente para conhecer a plataforma. Para criar uma nova conta basta acessar a página do Ghost e seguir os passos abaixo:

Ghost - Criação de blogs
Curso Ghost - Criação de blogs
Conhecer o curso

Ainda está em dúvida se deve usar um CMS? Veja as vantagens de utilizar um CMS e tire suas conclusões :D Bons estudos!

Autor(a) do artigo

Elton Fonseca
Elton Fonseca

Professor e desenvolvedor. Formado em análise e desenvolvimento de sistema, pós graduado em engenharia e arquitetura de software. É autor de cursos em diversos temas, como, desenvolvimento back-end, cloud computing e CMSs. Nas horas vagas adora estudar sobre o mercado financeiro, cozinhar e brincar com pequeno Daniel. @eltonfonsecadev

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos