Sempre quando temos uma ideia ficamos pensando em como levá-la adiante e fazer dar certo. Quando se trata de uma ideia de negócio, isso não é muito diferente e devemos tomar certos cuidados. Antes de mais nada, precisamos estudar se o negócio é viável e, para isso, precisamos elaborar um modelo de negócios. É aí que entra o Canvas para nos ajudar! Veja nesse artigo o que é preciso pensar na hora de planejar o seu negócio.
Curso Wordpress - Criação de lojas virtuais com WooCommerce
Conhecer o cursoO que é o Canvas?
O Canvas é um mapa visual onde é abordado os principais aspectos que você precisa considerar para desenvolver e esboçar seu negócio. É uma ferramenta de planejamento estratégico, que te auxilia na agilidade do processo pois é muito flexível para mudanças, caso seja necessário.
O Canvas é pré-formatado em nove blocos, sendo:
Proposta de valor:
É a proposta de valor de um produto ou serviço oferecido que agregue algum valor para o consumidor, podendo ser um atendimento personalizado também.
Segmento de clientes:
Se refere ao público alvo do seus produtos e serviços. Deve-se identificar características desses potenciais clientes, levando em conta características como sexo, idade, classe econômica e o que mais você achar necessário.
Canais:
É a forma como seu cliente irá comprar seu produto/serviço, além de como a empresa irá se comunicar e alcançar esses clientes, podendo ser presencial ou online, se há a possibilidade de entrega à domicílio, entre outros.
Relacionamento com clientes:
É a forma que a empresa irá adotar para relacionar com seus clientes, visando atrair, conquistar e fidelizar. Há diversas maneiras como pesquisas de satisfação, atendimento físico, interação em redes sociais, dentre outros.
Curso HTML5 + CSS3 - Fundamentos
Conhecer o cursoAtividades principais:
São as atividades que a empresa vai realizar para que a proposta de valor seja entregue, a fim de fazer o modelo de negócios funcionar.
Recursos principais:
São todos os recursos que a empresa necessita para realizar as atividades principais, podendo ser máquinas, tecnologia, pessoas.
Parcerias principais:
Os parceiros te ajudam de alguma forma no funcionamento do seu negócio, podendo ser fornecedores, parceiros ou alianças de negócios. Eles podem ser adquiridos ou terceirizados.
Receitas:
São o rendimento de uma empresa, ou seja, a forma que a empresa irá gerar dinheiro.
Estrutura de custos:
São os custos relevantes e necessários para construir todo o modelo de negócio proposto. Deve-se incluir custos com funcionários, máquinas, materiais, manutenção, dentre outros.
Concluindo
O Canvas é uma ótima opção para se ter uma visão geral do negócio, sendo uma maneira de tentar enxergar o futuro a curto, médio e longo prazo. Também é uma ótima maneira de rever seu modelo de negócio, para poder entender e melhorar os seus processos.