Quando estamos desenvolvendo algum software ou um site por exemplo, devemos colocar o cliente no centro das atenções. As pessoas querem praticidade quanto utilizam um sistema/produto, por isso devemos pensar muito na experiência do usuário, para que ela seja a melhor possível. Para isso, devemos nos colocar no lugar do usuário e verificar pontos que devem ser levados em conta na hora de criar a interface (meio pelo qual o usuário interage pelo sistema). Sendo assim, vamos abordar neste artigo dois pontos muito importantes: UX e UI. Esses termos ainda são bastante confundidos por iniciantes por serem semelhantes, mas eles são duas coisas distintas. Apesar de estarem unidas e trabalharem juntas, elas têm suas diferenças.
Curso UX/UI - Introdução
Conhecer o cursoUser eXperience (UX)
UX (User eXperience) ou experiência do usuário, visa proporcionar ao usuário sempre a melhor experiência. Tem a finalidade de melhorar todos os aspectos da interação humana, não visando apenas em sistemas, mas também em produtos e serviços. UX está relacionado ao uso do serviço, a interação do usuário.
Existem diversas vantagens de aplicar as regras de UX, além de deixar a experiência do usuário tornando-a mais amigável, você gera satisfação, fazendo com que essas experiências encantem os clientes, o que acaba os fidelizando. Isso também resulta em uma maior conversão de vendas, indicações de forma orgânica e ainda aumenta o valor agregado do produto.
Vale ressaltar novamente que UX não é aplicado apenas para softwares e apps e sim para qualquer coisa, como produtos e serviços.
User Interface (UI)
UI (User Interface) ou interface do usuário, é o ponto de ligação entre o usuário e o sistema/produto/serviço. Através dele fazemos a projeção e criação de interfaces, juntamente com o design. Toda essa interação é feita através de uma interface. Nós pensamos como uma interface uma tela do computador, mas ela não precisa ser necessariamente uma tela: pode ser um microondas, um controle remoto, etc. Em geral, é o que faz a ponte entre uma pessoa e o objetivo que ela tem.
Uma boa interface é simples e fácil de utilizar. O usuário deve conseguir realizar o que ele deseja de um modo simples, e claro, com uma boa experiência. Um dos pontos para se chegar a essa boa experiência, é justamente o UX. Por isso, dizemos que UX e UI dependem uma da outra e trabalham juntas. Não tem como criar uma interface sem pensar na experiência do usuário, até mesmo porque você irá lidar com pessoas, não robôs.
Para facilitar, podemos pensar que o UI está mais ligado a parte física e prática (interface), guiando o que o usuário deve fazer enquanto usa o site. Já o UX lida mais com as emoções, como o usuário se sentirá ao usar a interface, tendo uma navegação agradável.
A pessoa que trabalha com UX e UI faz a prototipação da interface utilizando softwares, realiza pesquisas e pensa em vários aspectos no que diz respeito a experiência da interface, além de identificar e criar personas. Temos um post específico de personas em UX aqui no blog.
Uma empresa que pensa no UX e UI está pensando em seus clientes/usuários e isso é muito importante e deve ser levado em conta. Imagine que o usuário visite sua loja virtual e ao visualizar um produto não consiga achar as informações que gostaria, ou que ao clicar em comprar ele não conseguiu ver se o produto foi realmente para o carrinho? Isso é sinal de um UI mal feito, onde muitas vezes faz com que o usuário desista de comprar no seu site e vá para um concorrente. Por isso que muitas vezes a UX e UI são confundidas, porque elas têm uma ligação muito direta: se a navegação é ruim, a experiência também acaba sendo.
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