A utilização de tecnologias se tornaram importantes fatores de gerenciamento na maioria das empresas, tendo como a gestão da informação uma das mais importantes, com o objetivo de garantir que as decisões sejam tomadas de forma correta.
Ter governança de TI é primordial para conseguir bons resultados e mais importante ainda: que eles estejam alinhados aos objetivos da empresa. É aí que entra o COBIT.
Curso Selenium - Testes Automatizados com TestNG
Conhecer o cursoO que vem a ser o COBIT?
O COBIT (Control Objectives for Information and related Technology) é um framework focado na governança de TI criado pelo ISACA (Information Systems Audit and Control Association), a fim de estabelecer as melhores práticas alinhadas aos objetivos da empresa. No COBIT, todos os processos e seus resultados são monitorados, a fim de analisá-los para que todas as práticas que não tragam bons resultados para a empresa sejam modificadas e às vezes, até excluídas.
Atualmente o COBIT está na sua quinta versão. Nela, o COBIT se tornou uma família de produtos, contendo publicações referentes a implementação, segurança da informação, riscos, qualidades, dentre outros. Além disso, as informações referentes ao framework estão em uma publicação separada da que contém as informações relativas aos processos.
Este framework é fundamentado em 5 princípios, que são:
Atender as necessidades das partes interessadas:
Toda empresa tem como objetivo obter benefícios por meio da otimização do uso de recursos, criando valor para as partes interessadas.
Cobrir a organização de ponta a ponta:
Isso significa que o COBIT cobre todas as funções e processos controlando as informações da organização e as tecnologias, onde quer que essas informações sejam processadas.
Aplicar um modelo único e integrado:
Esta quinta versão do COBIT integra todos os conhecimentos anteriores, como o COBIT 4.1, Val IT, Risk IT e BMIS. Isso permite que a empresa possa utilizar somente o COBIT 5, como um integrador de frameworks de governança e gestão.
Permitir uma abordagem holística:
Para possibilitar essa abordagem holística, o COBIT 5 define um conjunto contendo 7 habilitadores, sendo: princípios, políticas e frameworks; processos; estruturas organizacionais; cultura, ética e comportamento; informação; serviços, infraestrutura e aplicações; pessoas, habilidades e competências. Esses habilitadores são orientados pelos objetivos da TI, definindo o que os diferentes habilitadores deverão alcançar. Este é um assunto mais extenso ficando para um próximo post.
Distinguir a governança da gestão:
É importante saber a diferença entre governança e gestão. Na governança são discutidos temas relacionados aos planos de alinhamento estratégico, enquanto a gestão é responsabilidade da gerência executiva, consistindo em planejar, executar e monitorar as atividades para atingir os objetivos corporativos.
Quais os benefícios?
A utilização do COBIT independe do tipo de empresa e negócio, podendo ser usada em qualquer uma. O COBIT tem o propósito de te ajudar a direcionar e a priorizar os esforços e recursos da TI para atender corretamente aos requisitos do negócio, visando a diminuição de riscos.
Concluindo
Ainda se tem muito o que falar sobre o COBIT como sua implementação e como ele é realmente na prática. Aqui, falamos brevemente sobre ele para que você possa ter uma introdução ao tema e para que saiba que ele existe.
Essas boas práticas recomendadas pelo COBIT funcionam no mundo todo e ele pode ser considerado um manual com as mais avançadas tecnologias e práticas empresariais, podendo ser usado como referência para gestores, para que assim o comprimento das metas sejam sincronizadas com os objetivos da empresa, possibilitando resultados positivos.