Fale com a gente no WhatsApp Fale com a gente no WhatsApp
Fale com a gente no WhatsApp

Contagem Regressiva 2024

A ÚLTIMA OFERTA DO ANO

Curso de Delphi - Criação de aplicações mobile

O Delphi não se limita apenas a desenvolvimento de aplicativos para Desktop, veja neste curso como desenvolver aplicativos móveis para Android e IOS usando um único código fonte com esta poderosa ferramenta.

Nível Intermediário Categoria Desenvolvimento Mobile

  • Curso com 07h21 de vídeos
  • Certificado com 30 horas
  • 48 exercícios

Sobre o curso

O Delphi é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) que utiliza a linguagem Object-Pascal para o desenvolvimento de sistemas de modo rápido para plataformas: Windows, Mac OS X, IOS e Android.

A versão 10 Seattle agregou uma série de melhorias, como a possibilidade de criação de aplicações móveis. Utilizando o mesmo código fonte é possível compilar aplicações nativas para IOS e Android, mas respeitando as características visuais de cada plataforma. Além disso, as aplicações compiladas com Delphi são muito mais rápidas que aplicativos Web App

O Delphi é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) que utiliza a linguagem Object-Pascal para o desenvolvimento de sistemas de modo rápido para plataformas: Windows, Mac OS X, IOS e Android.

A versão 10 Seattle agregou uma série de melhorias, como a possibilidade de criação de aplicações móveis. Utilizando o mesmo código fonte é possível compilar aplicações nativas para IOS e Android, mas respeitando as características visuais de cada plataforma. Além disso, as aplicações compiladas com Delphi são muito mais rápidas que aplicativos Web App

O que irá aprender?

Neste curso abordaremos tudo o que você precisa aprender para criar aplicações mobile com o Delphi. São vídeo aulas e apostilas que mostram os recursos para aplicações mobile disponíveis nesta plataforma. Também serão passados exercícios e exemplos para que você possa fixar, praticar e aplicar o conteúdo aprendido no seu dia a dia.

Dentre várias outras coisas, você vai aprender:

  • Como instalar os ambientes Android e iOS para executar os exemplos do curso;
  • Quais aspectos visuais podem ou não serem utilizados nos aplicativos, dependendo para qual plataforma que ele será compilado;
  • Como usar gestos interativos na tela;
  • Quais são os principais componentes visuais para aplicativos móveis e como seu aplicativo pode se adaptar a todos tamanhos de tela;
  • Como pegar uma posição do GPS e exibir no mapa.

Pra quem é esse curso?

Esse curso é destinado a estudantes ou desenvolvedores, que já conhecem o Delphi e querem aprender a criar aplicações web com esta plataforma.

Quais os pré-requisitos para esse curso?

Os pré-requisitos não são obrigatórios, são apenas sugestões. Eles dão uma base de parte do conhecimento que é interessante ter para um bom aproveitamento nesse curso.

Metodologia

  • Videoaulas
  • Texto e imagens
  • Início Imediato
  • Testes de aprendizado

Ambiente do curso

  • Delphi 10 Seattle
  • SKD Android
  • Dispositivo Android (opcional)
  • Mac OSX 10.10 ou superior (para testar no IOS)

Conteúdo programático

  1. Introdução

    Nessa aula veremos sobre como o Delphi surgiu, sua história, seus criadores e as evoluções até os dias atuais, bem como uma breve introdução ao desenvolvimento de aplicativos móveis.

    8 aulas
    • Introdução
    • O que é o Delphi?
    • Como o Delphi surgiu?
    • Borland Pascal
    • Nasce o Delphi!
    • Desenvolvimento de aplicativos móveis
    • Introdução ao desenvolvimento de aplicativos móveis
    • Questionário
  2. Criando o ambiente de desenvolvimento iOS

    Nessa aula veremos como criar nosso ambiente de desenvolvimento que nos auxiliará nos testes de aplicativos para a plataforma iOS da Apple.

    5 aulas
    • Criando a conta de desenvolvedor Apple
    • Baixando e instalando o Xcode
    • Instalando os simuladores do iOS
    • Etapas para configurar o MAC para executar sua app no iOS Simulator
    • Distribuindo e testando o primeiro aplicativo no simulador do iOS
  3. Criando o ambiente de desenvolvimento Android

    Nessa aula veremos como criar nosso ambiente de desenvolvimento que nos auxiliará nos testes de aplicativos para a plataforma Android do Google.

    5 aulas
    • Atualizando o SDK do Android
    • Configurando o SDK do Android no Delphi
    • Instalando o ADB Driver para uso com Delphi e dispositivos Android
    • Configurando o dispositivo Android para modo Debug USB
    • Distribuindo e testando o primeiro aplicativo no Android
  4. Antes de começar

    Nessa aula aprenderemos um pouco sobre algumas das principais características e conceitos de programação para dispositivos móveis. Aprenderemos o que é permitido ou não na plataforma móvel.

    11 aulas
    • DOS e DONTs
    • Toolbar Buttons
    • Toolbar Navigation
    • Título do Aplicativo
    • Navigation Back Button
    • TabControl
    • General Button Use
    • TListBox
    • TListView
    • Entendendo os principais componentes do Delphi para uso Mobile
    • Questionário
  5. Explorando estilos de componentes em iOS e Android

    Nessa aula veremos um pouco sobre como utilizar os estilos padrões das plataformas iOS e Android durante a construção de aplicativos para essas plataformas.

    5 aulas
    • Botões em aplicativos Firemonkey
    • Templates de projetos
    • Partes do Delphi
    • Aplicando estilos em botões e outros controles
    • Questionário
  6. Gestos Interativos no iOS e Android

    Nessa aula aprenderemos como fazer uso de gestos do usuário para que possamos interagir e executar ações personalizadas.

    6 aulas
    • O que são gestos?
    • Entendendo o uso do componente Gesture Manager
    • Dando zoom em uma imagem
    • Rodando imagem e LongTap
    • Exemplo de uso de gestos Standard e Interativos
    • Questionário
  7. Interagindo com hardware no iOS e Android

    Nessa aula aprenderemos como fazer uso de hardware do iOS e Android. Faremos a criação de um aplicativo para simular uma lanterna usando o flash do aparelho e também um app para gravar áudio.

    7 aulas
    • Uso do flash da câmera
    • Programando a lanterna
    • Testando a lanterna
    • Capturando fotos da câmera ou da galeria de fotos
    • Capturando áudio - Parte 1
    • Capturando áudio - Parte 2
    • Questionário
  8. Trabalhando com listas usando ComboBox e ListBox

    Nessa aula aprenderemos como fazer uso dos componentes ComboBox e ListBox para prover listas de itens que podem facilmente serem usados em aplicativos móveis.

    4 aulas
    • ComboBox
    • ListBox
    • Trabalhando com listas usando ComboBox e ListBox
    • Questionário
  9. Trabalhando com WebBrowser – Navegando na internet

    Nessa aula aprenderemos um pouco sobre o componente WebBrowser. Esse controle é usado para navegarmos na internet através de nossos próprios aplicativos.

    3 aulas
    • WebBrowser
    • Trabalhando com WebBrowser
    • Questionário
  10. Trabalhando com diversas abas com TabControl

    Nessa aula veremos um pouco sobre como trabalhar com abas em um TabControl, dessa forma poderemos organizar melhor nossos aplicativos e guiar o usuário pelas informações que deseja de forma mais eficaz.

    5 aulas
    • TabControl
    • Navegando entre as abas
    • Utilizando Imagens nas abas
    • Usando TabControl e nossos aplicativos
    • Questionário
  11. Usando os sensores do dispositivo móvel

    Nessa aula entenderemos um pouco sobre o uso de sensores presentes em dispositivos móveis, smartphones e tablets.

    4 aulas
    • O que são sensores?
    • Capturando posição e exibindo no mapa
    • GPS
    • Questionário
  12. Livebindings e PrototypeBindSource

    Nessa aula veremos um pouco sobre Livebindings e prototipação de dados em aplicativos móveis. Aprenderemos a utilizar o componente PrototypeBindSource e efetuar as devidas ligações entre o protótipo e o aplicativo.

    4 aulas
    • Introdução
    • Criando protótipos
    • Exemplo de uso de LiveBindings
    • Questionário
  13. Layouts, Alinhamentos e Âncoras

    Nessa aula veremos um pouco sobre Layouts, Alinhamentos e Âncoras para organizar melhor nossos aplicativos. Entenderemos um pouco sobre como e onde utilizar esses recursos.

    7 aulas
    • Introdução
    • Layouts
    • TGridLayout
    • Alinhamentos
    • Âncoras (Anchors)
    • Exemplo de uso completo com TLayout e TVertScrollBox
    • Questionário
  14. Usando a câmera do dispositivo para tirar fotos e compartilhar

    Nessa aula veremos como usar o recurso de compartilhamento presente no Delphi. Com ele podemos facilmente tirar fotos ou mesmo escolher uma do rolo da câmera e compartilhar em nossas redes sociais ou enviar por e-mail, SMS, etc.

    5 aulas
    • Introdução
    • Ações
    • Construindo o aplicativo
    • Câmera e Compartilhamento
    • Questionário
  15. Trabalhando com notificações

    Nessa aula aprenderemos um pouco sobre notificações nos aplicativos móveis. Como cria-las, para que servem e como gerencia-las.

    6 aulas
    • O que são notificações?
    • A classe TNotification
    • Incluindo um número de notificações
    • Agendando notificações
    • Exemplo de Notificações
    • Questionário
  16. Introdução a bancos de dados mobile

    Nessa aula aprenderemos como utilizar bancos de dados em aplicativos móveis. Aprenderemos a incluir e distribuir bancos do tipo IBLite

    12 aulas
    • O que são bancos de dados?
    • Registrando a licença gratuita
    • DataModule
    • Criando banco de dados
    • Criando Tabela
    • Configurando o banco de dados no aplicativo
    • Inserindo FDQuery
    • Vinculando campos do banco aos controles visuais
    • Distribuindo o arquivo de banco de dados
    • Criando um aplicativo de contatos com banco de dados – Parte 01
    • Criando um aplicativo de contatos com banco de dados – Parte 02
    • Questionário
  17. Aplicando skins ao aplicativo móvel

    Nessa aula veremos como melhorar ainda mais o estilo visual de nosso aplicativo mobile utilizando skins. Os skins são como templates de cores e controles aplicados ao app.

    5 aulas
    • Introdução
    • O componente StyleBook
    • Permitindo que o usuário escolha o estilo preferido
    • Aplicando estilos ao aplicativo
    • Questionário
  18. Projeto Final

    Nessa aula criaremos um projeto completo utilizando os principais recursos aprendidos durante todo o nosso curso de maneira que poderemos praticar todo o aprendizado.

    4 aulas
    • Projeto Final - Parte 1
    • Projeto Final - Parte 2
    • Projeto Final - Parte 3
    • Projeto Final - Parte 4
Download da ementa

Cursos relacionados

Utilizada e amada por milhares! Veja mais opiniões reais

Plano de acesso total!

Tenha um ano de acesso completo a todos os cursos da plataforma, incluindo novos lançamentos, mentoria de carreira e suporte direto com os professores!

Um ano de acesso completo

Contrate agora e tenha acesso ilimitado a todo o nosso portfólio. Isso inclui:

  • 1 ano de acesso a todos os cursos
  • Cursos novos toda semana
  • Suporte direto com professores
  • Aplicativos para Android e iOS
  • Plano de carreira personalizado
  • Certificados digitais inclusos
  • Suporte com SLA de 4 horas úteis
  • Acesso offline através dos apps
R$ 129,00 ECONOMIZE R$ 960,00
12x R$ 49,00 sem juros, no cartão de crédito
Matricule-se agora
Garantia incondicional de satisfação
Garantia incondicional de satisfação

Confiamos tanto nos resultados dos nossos cursos, que criamos uma garantia incondicional de satisfação para você, que são 7 dias de teste!