Fale com a gente no WhatsApp Fale com a gente no WhatsApp
Fale com a gente no WhatsApp

Curso de Electron - Criação de aplicações desktop

Desenvolva aplicação desktop com o JavaScript

Nível Intermediário Categoria Desenvolvimento Back-end

  • Curso com 03h47 de vídeos
  • Certificado com 22 horas
  • 27 exercícios

Sobre o curso

O JavaScript está em todo lugar, principalmente hoje em dia em que o desenvolvimento web é tão comum. Além do desenvolvimento web, também é comum vermos o uso de JavaScript para desenvolvimento de aplicativos mobile. Mesmo assim ainda há a necessidade de desenvolvermos aplicações Desktop em determinadas ocasiões.

O Electron nos permite usar nossos conhecimentos de desenvolvimento web para criar aplicações Desktop com HTML5, CSS3 e JavaScript. Ele também é usado por empresas como Microsoft, Facebook, GitHub e Slack.

Como estamos falando de uma aplicação instalada na máquina do usuário, não precisamos pedir permissões quando formos usar recursos como câmera, microfone, geolocalização, etc.

Neste curso iremos aprender como criar aplicações Desktop com Electron. Vamos conhecer as funcionalidades que ele nos fornece e como distribuir nossa aplicação

O JavaScript está em todo lugar, principalmente hoje em dia em que o desenvolvimento web é tão comum. Além do desenvolvimento web, também é comum vermos o uso de JavaScript para desenvolvimento de aplicativos mobile. Mesmo assim ainda há a necessidade de desenvolvermos aplicações Desktop em determinadas ocasiões.

O Electron nos permite usar nossos conhecimentos de desenvolvimento web para criar aplicações Desktop com HTML5, CSS3 e JavaScript. Ele também é usado por empresas como Microsoft, Facebook, GitHub e Slack.

Como estamos falando de uma aplicação instalada na máquina do usuário, não precisamos pedir permissões quando formos usar recursos como câmera, microfone, geolocalização, etc.

Neste curso iremos aprender como criar aplicações Desktop com Electron. Vamos conhecer as funcionalidades que ele nos fornece e como distribuir nossa aplicação

O que irá aprender?

Neste curso você verá como criar um aplicativo desktop em JavaScript. Com conteúdo apostilado e vídeo aulas, você verá em detalhes como montar uma aplicação Desktop com as tecnologias web. Também serão passados exercícios para que você possa fixar, praticar e aplicar o conteúdo aprendido.

Entre outras coisas você aprenderá:

  • Instalando o Ambiente;
  • Criando a primeira janela;
  • Diferenciação e Comunicação entre Main e Renderer;
  • Fazendo requisições e acessando páginas web;
  • Notificações, Menus e Dialogs nativos;
  • Teclas de Atalho, Shell e Área de Transferência;
  • Gerenciamento de arquivos, Mídia, Câmera e gravação de telas;
  • Projeto para fixação do aprendizado: Gerenciador de Imagens;
  • Empacotando e Distribuindo sua Aplicação;
  • Inicialização Automática da Aplicação.

Pra quem é esse curso?

Este curso é destinado àqueles que já tenham um conhecimento de HTML5, CSS3 e JavaScript e queiram melhorar suas técnicas de desenvolvimento, utilizando uma ferramenta que ajuda a criar aplicações Desktop para Mac, Linux e Windows com um único código.

Quais os pré-requisitos para esse curso?

Os pré-requisitos não são obrigatórios, são apenas sugestões. Eles dão uma base de parte do conhecimento que é interessante ter para um bom aproveitamento nesse curso.

Metodologia

  • Videoaulas
  • Texto e imagens
  • Início Imediato
  • Testes de aprendizado

Ambiente do curso

  • Sublime Text 3.0.0 ou superior
  • Node.js 8.3.0 ou superior
  • Electron 1.7.5 ou superior

Sobre o professor

Akira Hanashiro

Akira Hanashiro

Professor especialista em Desenvolvimento Front-end na TreinaWeb. Akira, Felipe, Hana, Hanashiro ou Hanakira, é graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, pós-graduado em Projetos e Desenvolvimento de Aplicações Web e MBA em Machine Learning, é entusiasta no desenvolvimento de jogos e multi-task.

Conteúdo programático

  1. Conhecendo o Electron

    Conheça o Electron, quem usa e porque usá-lo.

    5 aulas
    • O que é?
    • Por que usar Electron?
    • Por que desenvolver para Desktop hoje em dia?
    • Quem usa? Casos de Sucesso
    • Questionário
  2. Preparando o Ambiente

    Aprenda a instalar tudo o que precisamos para começar a trabalhar com o Electron.

    2 aulas
    • Instalando o Node.js
    • Instalando o Electron
  3. Criando a Primeira Janela

    Veja como iniciar a sua primeira aplicação com Electron.

    5 aulas
    • Estrutura básica de uma aplicação Electron
    • Criando a primeira janela
    • Carregando a tela inicial
    • Iniciando a primeira janela com Electron
    • Carregando HTML na Janela
  4. Entendendo o funcionamento do Electron

    Conheça um pouco mais sobre como funciona o Electron.

    4 aulas
    • Como o Electron funciona?
    • APIs do Node.js no Navegador
    • Funcionalidades do Node.js no Navegador
    • Questionário
  5. Janelas

    Vamos ver mais sobre tudo relacionado a janelas da aplicação.

    11 aulas
    • BrowserWindow
    • Janela sem Frame
    • Janela Transparente
    • Aplicação sem Janela
    • <webview>
    • Janelas Filhas e Modais
    • dialog
    • Trabalhando com Janelas
    • Relacionando Janelas
    • Trabalhando com Dialogs
    • Questionário
  6. Tela e Gravação

    Conheça as funcionalidades disponíveis para se trabalhar com a tela do computador e veja como gravar a tela do usuário.

    5 aulas
    • Screen
    • desktopCapturer
    • Mini Projeto: Capturando Telas e Janelas
    • Mini Projeto: Streaming de Vídeo
    • Mini Projeto: Armazenando Streaming e Salvando como Arquivo
  7. Gerenciamento de Energia

    Saiba como gerenciar as funcionalidades de energia.

    3 aulas
    • Gerenciando Energia
    • powerMonitor
    • powerSaveBlocker
  8. Comunicação entre Main e Renderer

    Aprenda a criar uma conexão entre os processos Main e Renderer.

    7 aulas
    • Comunicação entre Main e Renderer
    • Comunicação ipcRenderer e ipcMain
    • Acessando funcionalidades do Main no Renderer
    • ipcRenderer
    • ipcMain
    • remote
    • Questionário
  9. App

    Conheça as funções e propriedades do objeto App.

    3 aulas
    • Gerenciando a Aplicação
    • Eventos
    • Métodos
  10. Teclas de Atalhos

    Faça sua aplicação reagir ao pressionar teclas definidas como atalhos.

    3 aulas
    • Accelerator
    • globalShortcut
    • Questionário
  11. Menu e ContextMenu

    Aprenda a criar menus para dar mais poder e agilidade ao usuário.

    7 aulas
    • Trabalhando com Menus e ContextMenus
    • MenuItem
    • Roles dos Itens do Menu
    • Menu
    • ContextMenu
    • Criando Menus e ContextMenus
    • Questionário
  12. Barra de Tarefas

    Vamos aprender a criar ações que aparecem diretamente na barra de tarefas.

    6 aulas
    • A Barra de Tarefas
    • ProgressBar
    • Tasks
    • ThumbarButton
    • JumpLists
    • Questionário
  13. Notificações

    Vamos trabalhar com notificações em nossa aplicação.

    3 aulas
    • Notification
    • Menu na Área de Notificações
    • Tray
  14. Arquivos e Mídia

    Trabalhe com arquivo e mídia.

    8 aulas
    • Arquivos e Mídia
    • nativeImage
    • File
    • Soltando arquivos na aplicação
    • Drag n’ Drop
    • Acessando a Câmera do Usuário
    • Camera
    • Questionário
  15. Clipboard

    Veja como acessar a área de transferência.

    2 aulas
    • Área de Transferência
    • Acessando a Área de Transferência
  16. Shell

    Execute comandos diretamente no console do sistema.

    2 aulas
    • Comandos do Shell
    • Executando comandos do Shell
  17. Requisições

    Veja como mexer com requisições.

    7 aulas
    • Gerenciando Downloads
    • DownloadItem
    • Criando e Manipulando Requisições
    • Fazendo Requisições
    • WebRequest
    • Online/Offline
    • Questionário
  18. Preparando a Aplicação para Distribuição

    Aprenda a empacotar a sua aplicação para distribuí-la para seus clientes.

    3 aulas
    • Empacotando a Aplicação
    • Criando Instaladores
    • Inicialização Automática com o Sistema
  19. Projeto: Gerenciador de Imagens

    Vamos criar um projeto para fixar nosso aprendizado.

    15 aulas
    • Projeto: Apresentação e Estruturação
    • Projeto: Criando o Main
    • Projeto: Criando a Tela Principal
    • Projeto: Gerenciando Diretórios
    • Projeto: Listando Diretórios
    • Projeto: Gerenciando Arquivos
    • Projeto: Gerando Templates
    • Projeto: Navegando entre Diretórios
    • Projeto: Selecionando Arquivos
    • Projeto: Inserindo Tray
    • Projeto: Iniciando a Câmera
    • Projeto: Salvando arquivos
    • Projeto: Atalhos e PrintScreen
    • Projeto: Comunicação entre Janelas
    • Projeto: Desafio
Download da ementa

Cursos relacionados

Utilizada e amada por milhares! Veja mais opiniões reais

Plano de acesso total!

Tenha um ano de acesso completo a todos os cursos da plataforma, incluindo novos lançamentos, mentoria de carreira e suporte direto com os professores!

Um ano de acesso completo

Contrate agora e tenha acesso ilimitado a todo o nosso portfólio. Isso inclui:

  • 1 ano de acesso a todos os cursos
  • Cursos novos toda semana
  • Suporte direto com professores
  • Aplicativos para Android e iOS
  • Plano de carreira personalizado
  • Certificados digitais inclusos
  • Suporte com SLA de 4 horas úteis
  • Acesso offline através dos apps
R$ 129,00 ECONOMIZE R$ 960,00
12x R$ 49,00 sem juros, no cartão de crédito
Matricule-se agora
Garantia incondicional de satisfação
Garantia incondicional de satisfação

Confiamos tanto nos resultados dos nossos cursos, que criamos uma garantia incondicional de satisfação para você, que são 7 dias de teste!