Fale com a gente no WhatsApp Fale com a gente no WhatsApp
Fale com a gente no WhatsApp

Curso de Python - Orientação a objetos

Compreenda como os conceitos de orientação a objetos são aplicados na linguagem Python

Nível Iniciante Categoria Desenvolvimento Back-end

  • Curso com 02h55 de vídeos
  • Certificado com 20 horas
  • 34 exercícios
  • 13 desafios de código

Sobre o curso

O Python é uma linguagem que foi concebida para ser simples e com baixa curva de aprendizado, porém, sem deixar de ser poderosa. Trata-se de uma linguagem de tipagem dinâmica, multi-paradigma e multiplataforma. Ou seja, com o Python é possível desenvolver desde pequenos scripts até grandes aplicações web, mobile e desktop que serão executadas em diversos sistemas operacionais.

Por não ter sido concebida sob o paradigma orientado à objetos, muitos conceitos existentes nesse contexto são implementados de forma diferentes das outras linguagens, os quais serão vistos ao longo deste curso

O Python é uma linguagem que foi concebida para ser simples e com baixa curva de aprendizado, porém, sem deixar de ser poderosa. Trata-se de uma linguagem de tipagem dinâmica, multi-paradigma e multiplataforma. Ou seja, com o Python é possível desenvolver desde pequenos scripts até grandes aplicações web, mobile e desktop que serão executadas em diversos sistemas operacionais.

Por não ter sido concebida sob o paradigma orientado à objetos, muitos conceitos existentes nesse contexto são implementados de forma diferentes das outras linguagens, os quais serão vistos ao longo deste curso

O que irá aprender?

Neste curso abordaremos os principais conceitos a cerca da Orientação a Objetos no Python, além disso, veremos como a linguagem implementa alguns desses conceitos de forma um pouco diferente das outras linguagens. São vídeo aulas e apostilas que mostram os principais conceitos da Orientação a Objetos da linguagem. Também serão passados exercícios para que você possa fixar, praticar e aplicar o conteúdo aprendido durante o curso.

Dentre várias outras coisas, você verá:

  • O que são classes e objetos e como o Python lida com esses conceitos;
  • Como criar métodos que recebem (ou não) parâmetros em seu escopo;
  • Como criar construtores e destrutores personalizados para cada classe;
  • Como o Python lida com o conceito de Herança;
  • O que é e como funciona o Polimorfismo no Python;
  • Os tipos de visibilidade existentes no Python e a importância do encapsulamento para o desenvolvimento de um software;
  • Como trabalhar com classes e métodos abstratos;
  • O que é o Duck-typing e como implementar pseudo-interfaces no Python.

Pra quem é esse curso?

Este curso é voltado para desenvolvedores que já possua conhecimentos básicos de Python e querem se aperfeiçoar na linguagem.

Quais os pré-requisitos para esse curso?

Os pré-requisitos não são obrigatórios, são apenas sugestões. Eles dão uma base de parte do conhecimento que é interessante ter para um bom aproveitamento nesse curso.

Metodologia

  • Videoaulas
  • Texto e imagens
  • Início Imediato
  • Desafios de código
  • Testes de aprendizado

Ambiente do curso

  • Python 3.6.X
  • PyCharm Community Edition

Sobre o professor

Fagner Pinheiro

Fagner Pinheiro

Professor na TreinaWeb e graduado em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. Apaixonado por desenvolvimento web, desktop e mobile desde os 12 anos de idade. Já utilizou todos os sistemas operacionais possíveis, mas hoje se contenta com o OSX instalado em seu notebook Samsung =/

Conteúdo programático

  1. Escopos e namespaces

    Introdução ao curso

    9 aulas
    • Apresentação
    • Introdução
    • O que são namespaces?
    • Escopo de estruturas entre namespaces
    • Funcionamento do sistema de namespaces no Python
    • Trabalhando com namespaces no Python
    • O código-fonte deste curso está no GitHub!
    • Resoluções de escopo
    • Questionário
  2. Classes e objetos

    Nesta aula, veremos os conceitos de classes e objetos e como cria-los no Python, além de como criar métodos.

    17 aulas
    • Apresentação
    • O que é orientação a objetos?
    • O que são classes?
    • Definição de classes: atributos
    • Definição de classes: métodos
    • O que são objetos?
    • A keyword self
    • Representações na UML
    • Criando classes
    • Definindo atributos
    • Definindo métodos
    • Declarando objetos
    • Métodos que recebem argumentos
    • Docstring
    • Questionário
    • Desafio de Código
    • Desafio de Código
  3. Construtores e Destrutores

    Nesta aula, veremos qual a importância dos construtores e destrutores no Python e como personaliza-los.

    8 aulas
    • Apresentação
    • O método __init__
    • O método __del__
    • Construtores: personalizando o método __init__
    • Destrutores: personalizando o método __del__
    • Questionário
    • Desafio de Código
    • Desafio de Código
  4. Herança

    Nesta aula, veremos o conceito de Herança, um dos principais pilares da Orientação a Objetos e como cria-los no Python.

    10 aulas
    • Apresentação
    • Para que serve a herança?
    • Quando não utilizar a herança?
    • Representando a herança na UML
    • Utilizando herança no Python
    • Herança múltipla
    • Utilizando polimorfismo no Python
    • Questionário
    • Desafio de Código
    • Desafio de Código
  5. Atributos de visibilidade e encapsulamento

    Nesta aula, veremos a importância dos atributos de visibilidade no Python e o conceito e importância do encapsulamento na linguagem.

    14 aulas
    • Apresentação
    • O que são atributos de visibilidade?
    • Para que serve o encapsulamento?
    • O que são Properties?
    • Representando o encapsulamento na UML
    • Visibilidade public
    • Visibilidade private
    • Visibilidade protected
    • Utilizando o encapsulamento da forma "correta"
    • Utilizando @property
    • Questionário
    • Desafio de Código
    • Desafio de Código
    • Desafio de Código
  6. Classes abstratas e a biblioteca ABC

    Nesta aula, veremos qual a importância de uma classe abstrata no Python e como utilizar a biblioteca ABC para cria-las em nossos projetos.

    11 aulas
    • Apresentação
    • O que são classes abstratas?
    • O que é a biblioteca ABC?
    • Prevenção de herança e sobrescrita de métodos
    • Definindo métodos abstratos com o ABC
    • Definindo classes abstratas com o ABC
    • Sobrescrita de métodos abstratos em classes-filha
    • Sobrescrita de métodos não-abstratos em classes-filha
    • Questionário
    • Desafio de Código
    • Desafio de Código
  7. Pseudo-interfaces

    Nesta aula, veremos como criar pseudo-interfaces no Python através do uso de classes e métodos abstratos.

    7 aulas
    • Apresentação
    • Python e Duck-Typing
    • Duck-Typing na prática
    • Pass e return em métodos abstratos para simular interfaces
    • Questionário
    • Desafio de Código
    • Desafio de Código
Download da ementa

Cursos relacionados

Algumas das formações onde esse curso está inserido

Utilizada e amada por milhares! Veja mais opiniões reais

Plano de acesso total!

Tenha um ano de acesso completo a todos os cursos da plataforma, incluindo novos lançamentos, mentoria de carreira e suporte direto com os professores!

Um ano de acesso completo

Contrate agora e tenha acesso ilimitado a todo o nosso portfólio. Isso inclui:

  • 1 ano de acesso a todos os cursos
  • Cursos novos toda semana
  • Suporte direto com professores
  • Aplicativos para Android e iOS
  • Plano de carreira personalizado
  • Certificados digitais inclusos
  • Suporte com SLA de 4 horas úteis
  • Acesso offline através dos apps
R$ 129,00 ECONOMIZE R$ 960,00
12x R$ 49,00 sem juros, no cartão de crédito
Matricule-se agora
Garantia incondicional de satisfação
Garantia incondicional de satisfação

Confiamos tanto nos resultados dos nossos cursos, que criamos uma garantia incondicional de satisfação para você, que são 7 dias de teste!