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Curso de Unity - Criação de jogos RPG 2D

Jogos de RPG fazem sucesso em qualquer lugar. Aprender a criar a mecânica de um jogo como esse é essencial para “morder uma fatia” desse mercado que atrai muitos fãs pelo mundo inteiro.

Nível Intermediário Categoria E mais

  • Curso com 21h52 de vídeos
  • Certificado com 32 horas
  • 51 exercícios

Sobre o curso

Os jogos de RPG conquistam fãs seja pela sua complexidade e/ou semelhança com os tradicionais RPGs de mesa. Mas infelizmente, a complexidade pode repelir uma grande parte dos desenvolvedores de jogos. Conseguir programar algo que chegue perto do tradicional RPG pode ser trabalhoso e exige muito estudo.

Para lhe ajudar neste processo, este curso mostra os primeiros passos da criação de um RPG, apresentando as principais mecânicas usadas em RPGs 2D

Os jogos de RPG conquistam fãs seja pela sua complexidade e/ou semelhança com os tradicionais RPGs de mesa. Mas infelizmente, a complexidade pode repelir uma grande parte dos desenvolvedores de jogos. Conseguir programar algo que chegue perto do tradicional RPG pode ser trabalhoso e exige muito estudo.

Para lhe ajudar neste processo, este curso mostra os primeiros passos da criação de um RPG, apresentando as principais mecânicas usadas em RPGs 2D

O que irá aprender?

Neste curso abordaremos tudo o que você precisa aprender para criar um pequeno RPG 2D. São vídeo aulas que mostram os principais conceitos usados no desenvolvimento desse tipo de jogo. Também serão passados exercícios para que você possa fixar, praticar e aplicar o conteúdo aprendido.

Dentre várias outras coisas, você aprenderá os tópicos abaixo:

  • O funcionamento da visão isométrica;
  • Criar mapas isométricos;
  • Design de cenários de jogos.
  • Aplicações de efeitos;
  • Inteligência artificial dos personagens não jogáveis;
  • Codificação do personagem jogável.

Pra quem é esse curso?

Esse curso é destinado a desenvolvedores que já conhecem a Unity, e desejam desenvolver jogos RPG 2D isométricos.

Quais os pré-requisitos para esse curso?

Os pré-requisitos não são obrigatórios, são apenas sugestões. Eles dão uma base de parte do conhecimento que é interessante ter para um bom aproveitamento nesse curso.

Metodologia

  • Videoaulas
  • Início Imediato
  • Testes de aprendizado

Ambiente do curso

  • Unity 5
  • Adobe Photoshop CC
  • Tiled 0.15 ou superior
  • LibreCAD 2.0.0 ou superior
  • Tiled2Unity 1.0.2.1 ou superior
  • FontStruct

Conteúdo programático

  1. Tipos de RPG

    Nesta aula, veremos o que é RPG de mesa, eletrônico e alguns exemplos de RPG.

    4 aulas
    • RPG de Mesa
    • RPG Eletrônico
    • Exemplos de RPG
    • Questionário
  2. Teoria isométrica

    Nessa aula vamos falar sobre a teoria isométrica.

    2 aulas
    • Teoria isométrica
    • Questionário
  3. Criando tiles do jogo

    Nessa aula veremos como criar os tiles que serão utilizados no jogo que criaremos no curso.

    8 aulas
    • Criando o tile do chão - Parte 01
    • Criando o tile do chão - Parte 02
    • Criando o tile do chão - Parte 03
    • Criando o tile da vegetação - Parte 01
    • Criando o tile da vegetação - Parte 02
    • Criando o tile da estrutura - Parte 01
    • Criando o tile da estrutura - Parte 02
    • Questionário
  4. Construindo os itens de coletáveis

    Nessa aula veremos como criar os itens de coletáveis.

    3 aulas
    • Construindo os itens de coletáveis - Parte 01
    • Construindo os itens de coletáveis - Parte 02
    • Questionário
  5. Construindo personagens

    Nessa aula veremos a construção dos personagens dos jogos.

    6 aulas
    • Construindo o personagem - Parte 01
    • Construindo o personagem - Parte 02
    • Construindo o personagem - Parte 03
    • Criando o vilão
    • Animando o vilão
    • Questionário
  6. Construíndo telas, componentes e elementos de interface

    Neste aula, veremos como criar telas, componentes e elementos de interface que utilizaremos no jogo.

    12 aulas
    • Menu Iniciar
    • Tela de Game Over
    • Botões
    • Barra de vida
    • Esfera de energia
    • Poções
    • Armas
    • Chaves
    • Caixa de diálogo
    • Tela de Pause
    • Inventário
    • Questionário
  7. Construíndo cenários

    Nesta aula, veremos a construção dos cenários do jogo.

    11 aulas
    • Desenho do exterior da loja - Parte 01
    • Desenho do exterior da loja - Parte 02
    • Desenho do interior da loja - Parte 01
    • Desenho do interior da loja - Parte 02
    • Desenho da parte externa da casa do vilão - Parte 01
    • Desenho da parte externa da casa do vilão - Parte 02
    • Desenho da parte interna da casa do vilão - Parte 01
    • Desenho da parte interna da casa do vilão - Parte 02
    • Mapa de cena - Parte 01
    • Mapa de cena - Parte 02
    • Questionário
  8. Criando cenário com Tiled

    Nesta aula, veremos como criar um cenário com a ferramenta Tiled.

    5 aulas
    • Tiled
    • Montando a cena do jogo
    • Colisores
    • Exportando cenários para o Unity
    • Questionário
  9. Fontes

    Nessa aula vamos aprender a criar fontes de game.

    2 aulas
    • Fontes
    • Questionário
  10. Criando cenas

    Nesta aula, veremos como criar as cenas do jogo.

    6 aulas
    • Criando o projeto do jogo
    • Cena inicial
    • Cena de Game Over
    • Cena de Game
    • Painel Pause
    • Questionário
  11. Codificando o jogo

    Nesta aula, começaremos a codificação do jogo.

    7 aulas
    • Codificando o menu do jogo
    • Movendo nuvens
    • Criando brilho de cena
    • Movimentando o herói
    • Animando o herói - Parte 01
    • Animando o herói - Parte 02
    • Questionário
  12. Codificando itens e elementos da interface

    Nesta aula veremos como codificar os itens do jogo e os elementos da interface.

    9 aulas
    • Coleta de moedas
    • Perder moedas
    • Interface das moedas
    • Esfera de energia
    • Esfera de vida
    • Diálogo
    • Itens letais - Parte 01
    • Itens letais - Parte 02
    • Questionário
  13. Trabalhando com fome e sede do personagem

    Nessa aula vamos trabalhar com fome e sede do personagem.

    4 aulas
    • Trabalhando com fome e sede do personagem - Parte 01
    • Trabalhando com fome e sede do personagem - Parte 02
    • Trabalhando com fome e sede do personagem - Parte 03
    • Questionário
  14. Alterando cena, criando mapa e aplicando efeitos nas cenas

    Nesta aula veremos como mudar a cena quando o personagem entrar em uma parta, como criar o mapa do jogo, e aplicar efeitos na mudança de cena.

    5 aulas
    • Portas
    • Mapa do jogo
    • Efeito fade da cena inicial
    • Efeito fade da cena game over
    • Questionário
  15. Relógio

    Nessa aula vamos trabalhar no relógio do game.

    3 aulas
    • Relógio - Parte 01
    • Relógio - Parte 02
    • Questionário
  16. Inventário

    Nessa aula vamos criar inventário do jogo.

    6 aulas
    • Inventário - Parte 01
    • Inventário - Parte 02
    • Inventário - Parte 03
    • Inventário - Parte 04
    • Inventário - Parte 05
    • Questionário
  17. Criação do Processo de batalha e ajustes finais.

    Nessa aula veremos a criação do processo de batalha e veremos os últimos ajustes do projeto.

    3 aulas
    • Batalha
    • Últimos ajustes
    • Questionário
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